Publicidade

Últimas notícias

Moedas globais: dólar sobe antes do Fed e iene cai após Japão elevar juros

Confira como fecharam as principais moedas do mundo no pregão desta terça-feira (19)

Moedas globais: dólar sobe antes do Fed e iene cai após Japão elevar juros
Moedas Globais. Foto: Envato Elements

O dólar se valorizou ante outras moedas fortes em geral, com investidores se posicionando para a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), nesta quarta-feira (20). Nesse quadro, o euro caiu em meio a avaliações sobre a economia da região da moeda comum e o iene também recuou, atingindo mínimas em quatro meses mesmo após o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) elevar juros pela primeira vez em 17 anos.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 150,90 ienes, o euro recuava a US$ 1,0865 e a libra tinha baixa a US$ 1,2723. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrava alta de 0,22%, a 103,827 pontos. Na madrugada desta terça-feira, o BoJ elevou os juros pela primeira vez em 17 anos, abandonando a estratégia de juros negativos, em votação dividida (por sete a dois).

Em seu comunicado, o banco central japonês insistiu que manterá condições monetárias acomodatícias e que continuará a comprar títulos do governo japonês, além de abandonar o controle da curva de juros (YCC, na sigla em inglês). Após a decisão, o dólar ampliou ganhos frente ao iene, com a divisa japonesa atingindo nesta terça-feira as mínimas desde meados de novembro de 2023. Analistas avaliavam que a mudança já era esperada e não deve ser seguida por novas altas nos juros, sendo com isso interpretada como uma postura dovish, ou seja, menos agressiva.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente do BoJ, Kazuo Ueda, reforçou que a política monetária seguirá flexível. O Rabobank avalia que o dólar tem sido apoiado por reavaliações sobre a postura do Fed neste ano e que o iene não teve impulso diante da confirmação de que o BoJ manterá política monetária acomodatícia. O Fed, por sua vez, deve manter a previsão de três cortes de juros neste ano, segundo analistas, mas a inflação tem perdurado, o que gera incerteza sobre o quadro futuro e quando, de fato, haverá redução nas taxas.

Há expectativa também por projeções atualizadas nesta quarta-feira (20), mas amplo consenso de que os juros não mudam agora. O BBH destaca o fato de que os dirigentes do Fed têm mostrado bastante cautela com a possibilidade de relaxar a política monetária muito cedo.

Otimismo no Reino Unido

Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha subiu de 19,9 em fevereiro a 31,7 em março. Na zona do euro, o custo de mão de obra avançou 3,4% no quarto trimestre de 2023, na comparação com igual intervalo do ano anterior, o que confirma desaceleração, após a alta anual de 5,2% vista no terceiro trimestre.

No Reino Unido, o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, expressou otimismo sobre o crescimento do país, que segundo ele pode ser próximo dos níveis vistos nos EUA, superiores aos da Europa. Hunt ainda comentou que a expectativa de perda de fôlego da inflação nos próximos meses é favorável para queda nos juros no país.