Publicidade

Tempo Real

Moedas globais: dólar sobe ante euro e libra, mas é puxado pelo iene

No caso da divisa asiática, houve apoio com a notícia sobre um eventual aperto monetário pelo Banco do Japão

Moedas globais: dólar sobe ante euro e libra, mas é puxado pelo iene
Dólar americano (Foto: Adobe Stock)

O dólar não teve sinal único diante de outras moedas principais nesta terça-feira (30), com alta ante euro e libra, mas queda diante do iene. No caso da divisa japonesa, houve apoio com a notícia de que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) poderia levar adiante um eventual aperto monetário em sua reunião desta semana. Entre emergentes, o dólar blue, negociado no mercado paralelo da Argentina, recuou pela quarta sessão consecutiva, abaixo dos 1.400 pesos.

No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 153,26 ienes, o euro caía a US$ 1,0813 e a libra tinha baixa a US$ 1,2834. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou baixa de 0,01%, a 104,554 pontos.
Há expectativa, nesta madrugada, pela decisão do BoJ, com alguns analistas acreditando que haverá alta de 15 pontos-base nos juros, embora vários não descartem manutenção. Reportagem da emissora local NHK informou a partir de fontes que um aperto seria de fato avaliado por dirigentes uma alta nos juros, o que apoiou o iene hoje.

Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,3% no segundo trimestre, acima da previsão de alta de 0,2% dos analistas ouvidos pela FactSet. A Capital Economics, porém, via perspectiva de crescimento contido na região, e em linha similar a Oxford Economics via avanço desigual dentro da zona do euro. Para a Oxford, o quadro modesto favorece cortes de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) em setembro e dezembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos EUA, há ampla expectativa por manutenção de juros amanhã pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), mas muitos investidores e analistas acreditam que a instituição sinalizará corte de juros em setembro, diante da desaceleração inflacionária e do mercado de trabalho mais equilibrado.

Na Argentina, o jornal Ámbito Financiero registrava a quarta baixa consecutiva do dólar blue no mercado paralelo local, novamente abaixo dos 1.400. Segundo o diário, o dólar blue era negociado no fim desta tarde em 1.385 pesos. No câmbio oficial, o dólar avançava a 932,5093 pesos argentinos.