Últimas notícias

Moedas globais: índice DXY do dólar recua, com euro em alta

Peso chileno também teve destaque no dia, com alta

Vendas de euro chegam a ser 22 vezes maiores que no mesmo período do ano passado. Foto: Pixabay

Por Gabriel Bueno da Costa – O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, caiu hoje, em quadro de maior apetite por risco nos mercados globais em geral. O euro avançou, no início de uma semana na qual se espera alta de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) pela primeira vez em mais de uma década. Entre moedas emergentes e ligadas a commodities, houve ganhos em vários casos, inclusive do peso chileno, com ajuste após perdas recentes.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 138,05 ienes, o euro subia a US$ 1,0146 e a libra tinha alta a US$ 1,1952. O DXY terminou em baixa de 0,64%, em 107,366 pontos.

Mesmo com sessão volátil nas bolsas de Nova York, o dia foi em geral positivo para a tomada de risco pelo mundo, o que tende a pressionar o dólar. Em jornada de ganhos para o petróleo e o cobre, o dólar também esteve em geral em baixa frente a divisas de países relacionados a essas commodities.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre moedas em foco, o euro avançou, em semana de BCE. A maioria dos analistas projeta uma alta de 25 pontos-base nos juros, mas o Julius Baer diz acreditar que ela deve ser de 50 pontos-base, como resposta à aceleração mais forte da inflação na zona do euro. Em relatório a clientes, o banco também afirma que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), na contramão de grande parte do mundo, deve manter a política monetária mais relaxada do país, que levou o iene a bater mínimas em mais de duas décadas frente ao dólar na semana passada.

O dólar também tem exibido força recente com a postura do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Segundo o monitoramento do CME Group, a aposta majoritária (cerca de 70%) continua a ser de uma elevação de 75 pontos-base nos juros ainda neste mês pelo Fed. A Western Union comentava mais cedo que a queda nas previsões de alta de 100 pontos-base em julho ajuda o apetite por risco.

Entre moedas emergentes, o dólar recuava a 944,53 pesos chilenos, por volta das 16h (de Brasília). O avanço do cobre e o apetite por risco ajudaram o movimento. Além disso, a divisa do Chile é apoiada pelo programa de intervenção cambial anunciado pelo Banco Central do Chile na semana passada, quando a instituição também elevou a taxa básica de juros.

Na Argentina, o dólar subia a 128,9254 pesos argentinos, no câmbio oficial. No mercado paralelo, o chamado “dólar blue” caía a 291 pesos, com ajuste após recorde recente, com investidores ainda cautelosos sobre o quadro no país, com grandes vencimentos de dívida e a troca recente no Ministério da Economia.