Edíficio do BNDES. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A Moody’s reafirmou nesta sexta-feira (8) o rating Ba2 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assim como os ratings de depósitos de longo prazo em moeda local e estrangeira do banco também em Ba2. A perspectiva se manteve estável.
Segundo a agência, a afirmação dos ratings atribuídos ao BNDES reflete a resiliência de sua força de crédito fundamental através de diferentes ciclos econômicos, que é apoiada pelas fortes métricas de qualidade de ativos do banco, capitalização robusta e posição de liquidez adequada.
A avaliação incorpora ainda sua franquia como o maior banco de desenvolvimento da América Latina e seu importante papel como fornecedor de dívida de longo prazo e financiamento de capital, além de fundos para projetos de infraestrutura no governo brasileiro.
“O BNDES também tem papel relevante no auxílio ao governo federal, seu único proprietário, no financiamento de concessões públicas”, diz a agência.
A Moody’s considera que provavelmente o banco continuará a relatar um baixo nível de empréstimos problemáticos, refletindo sua originação de crédito disciplinada, respaldada por um grande volume de garantias, e sua estratégia atual para aumentar o desembolso de empréstimos em linha com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo.