A Multiplan (MULT3) informou nesta terça-feira (25) que um dos seus acionistas controladores, a 1700480 Ontario Inc. (OTPP), manifestou a intenção, na última sexta-feira (21), de vender a totalidade de sua participação na companhia. Contudo, o Santander não acredita que as ações da empresa sejam fortemente prejudicadas com a notícia.
Leia também
Atualmente, a OTPP é titular de mais de 111.26 milhões de ações ordinárias da Multiplan, representando cerca de 18,52% do capital social da companhia. Todas as ações são vinculadas ao acordo de acionistas da companhia celebrado em 4 de julho de 2007. A Multiplan Participações (MPAR), também acionista controladora, terá o prazo de 90 dias para exercer seu direito de primeira oportunidade.
Os analistas da casa acreditam que, apesar de a notícia trazer volatilidade para os papéis em curto prazo, o movimento não se sustenta por muito tempo por dois motivos: a OTPP estaria disposta a violar o acordo, dado o longo e relacionamento sólido que ambas as partes sempre tiveram; e Jose Isaac Peres, CEO da Multiplan, é visto como um comprador natural dos ativos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em relação á última afirmação, os estrategistas explicam que “a Multiplan já é negociada com uma avaliação excessivamente descontada”. E acrescentam: “Acreditamos que a falta de liquidez da posição poderia resultar num preço ainda melhor. A Multiplan e o Sr. Peres historicamente exerceram seu direito de preferência em seus melhores ativos, mesmo que exija uso de alta dose de alavancagem. O acordo com acionistas é rigoroso e obriga o potencial adquirente a também cumpri-lo, proibindo e a venda do papel a qualquer empresa/investidor que tenha exposição ao setor no Brasil.”
O Santander avalia as ações da Multiplan como outperform, equivalente à compra, e tem preço-alvo estabelecido em R$ 33,50. Às 15h56 desta terça, as ações da empresa caem 0,61%, negociadas a R$ 22,91.