Terminou no último sábado (5) o prazo para que trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 sacassem os saldos esquecidos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Até a última sexta-feira, cerca de 10,5 milhões de brasileiros ainda não haviam resgatado os valores nas contas que, ao todo, somavam R$ 25 milhões.
Leia também
Mas o que acontece com os saldos que não foram sacados até a data limite? Com o término do período para a solicitação do dinheiro, a quantia é redirecionada para o Tesouro Nacional até o dia 20 de agosto. Mas isso não significa que o trabalhador perde o direito ao montante.
Os beneficiários têm até cinco anos para requerer a devolução do dinheiro por meio de recurso administrativo. A solicitação de retirada é feita diretamente à União. As regras para realizar o pedido devem ser divulgadas por meio de portaria do Ministério do Trabalho e Emprego.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda é possível consultar se o trabalhador tem valores a receber por meio do aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android. Acessando o app, o trabalhador deve selecionar a opção “Você possui saque disponível”. Depois, deve clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.