A Nasdaq Stock Exchange anunciou nesta quinta-feira (15) que recebeu em 2022 156 ofertas públicas iniciais (IPOs), levantando um total de US$ 14,8 bilhões. O número de novas listagens de ações representa uma queda de quase 80% em relação ao observado em 2021, quando 743 companhias arrecadaram US$ 180 bilhões.
Leia também
Os dados refletem o momento de maior temor dos investidores diante do mercado acionário dos Estados Unidos, em um contexto de alta dos juros. Na quarta-feira (14), o Federal Reserve (Fed) aumentou a taxa em 0,50 ponto percentual (p.p), fazendo-a alcançar o intervalo entre 4,25% e 4,50%, na sétima elevação consecutiva do ano.
No entanto, de acordo com Nelson Griggs, presidente da Nasdaq, o cenário pode ser positivo em 2023. “Acreditamos que há um forte fluxo de empresas no próximo ano que aguardam sua janela de oportunidade para fazer a transição para os mercados públicos”, disse.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Estamos aprimorando continuamente as formas existentes, bem como inovando novas maneiras de ingressar nos mercados públicos. A recente aprovação pela Securities and Exchange Commission (SEC) de nossa proposta para otimizar as regras existentes para uma listagem direta com aumento de capital oferece às empresas mais flexibilidade para ingressar nos mercados públicos e alcançar investidores”, complementa.
Até esta quinta, o índice Nasdaq 100 tinha queda e 31,04% no acumulado do ano. Já o S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average recuaram 18,69% e 9,18% no período, respectivamente.