O Nubank (ROXO34) divulgou nesta quinta-feira (27) os resultados da sétima edição do Data Nubank, com o tema “Saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito” para compreender o uso do cartão de crédito e das caixinhas – recursos que servem para guardar dinheiro via aplicativo da Nubank – no Brasil.
O estudo apresentou números de 2019 a 2023, analisando o comportamento de brasileiros que tiveram seu ingresso no universo financeiro via cartão de crédito do Nubank, chamados de “nu-first”. As informações buscam detalhar a jornada de investimento desses clientes, em especial nas “caixinhas”, com recortes por faixa etária, renda e região do País.
Segundo a Nubank, 20,7 milhões de brasileiros foram inseridos no sistema financeiro no período de cinco anos, sendo que 43% conseguiram poupar algum dinheiro. Entre as ferramentas mais populares para investir o destaque fica exatamente para as “caixinhas”, em diferentes categorias, como “Reserva de emergência” e “Sonhos de consumo”. Até dezembro de 2023, o banco digital já registrava 16,6 milhões de “caixinhas” ativas no Brasil.
“Uma vez com acesso ao sistema financeiro e a crédito, as pessoas passam a se interessar por outras ferramentas, como investimentos simples que viabilizam a realização de sonhos e ambições, como fazer um curso particular, viajar ou reformar a casa”, explica Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank e coordenadora do estudo, em coletiva de imprensa.
As “caixinhas” permitem ao cliente guardar dinheiro a partir de R$ 1,00, com o intuito de estimular a consciência financeira em poupar recursos. Segundo o estudo, o valor aplicado pelos clientes na modalidade quadruplicou ao longo de um ano, passando de R$ 6,4 bilhões em janeiro de 2023 para mais de R$ 25 bilhões em dezembro do mesmo ano.
Os dados do Data Nubank mostram ainda que as “caixinhas” têm sido o ponto de partida dos clientes do Nubank para o mundo dos investimentos. Dos clientes que passaram a investir em produtos do banco todo mês, ao menos cerca de 70% usaram as “caixinhas” como primeira ferramenta para poupar seus recursos. Ainda segundo estudo, esse patamar vem evoluindo e se estabilizou na casa mais próxima dos 90% no segundo semestre de 2023.
“A partir das caixinhas, os clientes passam a ter mais interesse em guardar dinheiro e percebem uma gama de investimentos que podem ajudá-los a alcançar seus objetivos e sua saúde financeira”, afirma Nogueira.