Tempo Real

Nubank (ROXO34): 20,7 milhões entraram no mercado financeiro via cartões do banco

Banco digital revelou nesta quinta-feira a 7ª edição de estudo sobre o uso do cartão de crédito e do aplicativo; veja os detalhes

Nubank (ROXO34): 20,7 milhões entraram no mercado financeiro via cartões do banco
Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Nubank (ROXO34) divulgou nesta quinta-feira (27) os resultados da sétima edição do Data Nubank, com o tema “Saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito” para compreender o uso do cartão de crédito e das caixinhas – recursos que servem para guardar dinheiro via aplicativo da Nubank – no Brasil.

O estudo apresentou números de 2019 a 2023, analisando o comportamento de brasileiros que tiveram seu ingresso no universo financeiro via cartão de crédito do Nubank, chamados de “nu-first”. As informações buscam detalhar a jornada de investimento desses clientes, em especial nas “caixinhas”, com recortes por faixa etária, renda e região do País.

Segundo a Nubank, 20,7 milhões de brasileiros foram inseridos no sistema financeiro no período de cinco anos, sendo que 43% conseguiram poupar algum dinheiro. Entre as ferramentas mais populares para investir o destaque fica exatamente para as “caixinhas”, em diferentes categorias, como “Reserva de emergência” e “Sonhos de consumo”. Até dezembro de 2023, o banco digital já registrava 16,6 milhões de “caixinhas” ativas no Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Uma vez com acesso ao sistema financeiro e a crédito, as pessoas passam a se interessar por outras ferramentas, como investimentos simples que viabilizam a realização de sonhos e ambições, como fazer um curso particular, viajar ou reformar a casa”, explica Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank e coordenadora do estudo, em coletiva de imprensa.

As “caixinhas” permitem ao cliente guardar dinheiro a partir de R$ 1,00, com o intuito de estimular a consciência financeira em poupar recursos. Segundo o estudo, o valor aplicado pelos clientes na modalidade quadruplicou ao longo de um ano, passando de R$ 6,4 bilhões em janeiro de 2023 para mais de R$ 25 bilhões em dezembro do mesmo ano.

Os dados do Data Nubank mostram ainda que as “caixinhas” têm sido o ponto de partida dos clientes do Nubank para o mundo dos investimentos. Dos clientes que passaram a investir em produtos do banco todo mês, ao menos cerca de 70% usaram as “caixinhas” como primeira ferramenta para poupar seus recursos. Ainda segundo estudo, esse patamar vem evoluindo e se estabilizou na casa mais próxima dos 90% no segundo semestre de 2023.

“A partir das caixinhas, os clientes passam a ter mais interesse em guardar dinheiro e percebem uma gama de investimentos que podem ajudá-los a alcançar seus objetivos e sua saúde financeira”, afirma Nogueira.

 

Publicidade