Últimas notícias

Ouro fecha em alta, com crise na Ucrânia e sanções contra Rússia

Ouro fecha em alta, com crise na Ucrânia e sanções contra Rússia
Foto: Evanto Elements

O contrato do ouro fechou em alta, nesta segunda-feira, com certa cautela nos mercados diante das tensões geopolíticas. A invasão da Ucrânia pela Rússia continuou a ser foco importante, enquanto vários países anunciaram sanções a Moscou, o que apoiou a compra do metal precioso.

O ouro para abril fechou com ganho de 0,69%, em US$ 1.900,70 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). Com isso, o contrato se recuperou em parte da queda de 2,0% registrada na sexta-feira.

No domingo, o Banco Central da Rússia anunciou que passará a comprar ouro no mercado doméstico. A US Global Investors destaca, em relatório a clientes, o crescimento nos últimos anos do ouro como parte das reservas do BC russo, o que segundo ela sinaliza que o presidente Vladimir Putin se preparava para invadir a Ucrânia “há algum tempo”. Em 2010, o ouro era apenas 7,4% das reservas oficiais da Rússia, mas no fim da década de 2010 essa parcela havia avançado a 23,4%, destaca. Em janeiro de 2021, o BC russo anunciou pela primeira vez que tinha mais reservas em ouro que em dólares, aponta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Hoje, a Rússia e a Ucrânia começaram a negociar uma saída diplomática para a crise, mas sem sinais de acordo por ora. Enquanto isso, o Tesouro americano anunciou novas sanções, com punições contra Moscou também vindas da Europa, do Japão e do Canadá.