(Ilana Cardial, Estadão Conteúdo) – O ouro fechou em alta nesta segunda-feira, estendendo os ganhos da semana anterior. O metal foi favorecido pelo enfraquecimento do dólar ante rivais, com operadores digerindo uma nova rodada de resultados de índice de gerente de compras (PMIs) ao redor do mundo.
Leia também
Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro avançou 0,33%, a US$ 1.787,70 por onça-troy.
A alta do preço do metal precioso se deu diante do recuo do dólar nesta sessão – o que torna mais barata a compra da commodity por detentores de outras divisas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Operadores acompanharam o resultado dos PMIs industriais pela S&P Global em julho, que mostrou contração nas economias alemã e da zona do euro. No Reino Unido, o índice caiu ao menor nível em 25 meses, um pouco abaixo da previsão de analistas. Na China, o dado também caiu mais que o previsto, enquanto nos Estados Unidos veio em linha com as expectativas. No mesmo indicador elaborado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês), porém, o resultado veio melhor que o esperado pelos economistas.
O PMI industrial global, medido pela S&P Global e JPMorgan, também caiu entre junho e julho, de 52,2 para 51,1. Para a Oxford Economics, o resultado é mais uma evidência de que o setor industrial está em recessão ou perto dela e de que há sinais de que “mais fraquezas estão por vir”.