Últimas notícias

Ouro fecha em queda, pressionado por dólar forte

A forte alta dos juros dos Treasuries também pesou sobre a commodity

Ouro fecha em queda, pressionado por dólar forte
Foto: Evanto Elements

O ouro fechou em queda nesta segunda-feira (6), pressionado pela força do dólar no mercado cambial, que encarece o metal e o torna menos atraente a detentores de outras divisas, já que ele é cotado na divisa americana. A forte alta dos juros dos Treasuries também pesou sobre a commodity, uma vez que ambos concorrem como reserva de segurança de investidores.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para fevereiro recuou 0,25%, a US$ 1.779,50 por onça-troy.

Mais cedo, antes dos juros dos Treasuries passarem a subir em bloco, o ouro se valorizava à medida que repercutia o fraco payroll de novembro nos EUA, com investidores refletindo sobre o impacto do indicador nos planos de aperto monetária do Federal Reserve (Fed). O Commerzbank, no entanto, avalia que o dado não fará com que o BC dos EUA abandone a ideia de acelerar o tapering após a reunião de dezembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“De modo geral, o mercado de trabalho dos EUA continua se recuperando. Nossos economistas, portanto, ainda esperam que o Fed acelere o ritmo da redução de estímulos na reunião da próxima semana e já prepare o término do processo para março de 2022. O ímpeto final para isso provavelmente será dado pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de novembro, que será publicado nesta sexta-feira e provavelmente atingirá seu nível mais alto em quase 40 anos”, projeta o banco alemão.

A perspectiva de um aperto monetário mais agressivo pela Fed tende a pressionar o ouro, ao passo em que provê força ao dólar e aos juros dos Treasuries ao mesmo tempo.