Últimas notícias

Ouro fecha em queda, pressionado por juros dos Treasuries e Fed

Sinalizações quanto ao início do tapering pelo Federal Reserve foram acompanhadas de perto por operadores

Ouro fecha em queda, pressionado por juros dos Treasuries e Fed
Foto: Pixabay

(Estadão Conteúdo) – O ouro fechou em baixa nesta sexta-feira (10), encerrando uma semana de perdas no mercado futuro. O contrato do metal sofreu pressão da alta nos juros dos Treasuries, os títulos da dívida pública americana, que concorrem com a commodity como reserva de segurança de investidores. Sinalizações quanto ao início do tapering pelo Federal Reserve (Fed) foram acompanhadas de perto por operadores, em dia que contou com a divulgação dos números da inflação ao produtor no país.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro recuou 0,44% hoje, e 2,27 no acumulado semanal, a US$ 1.792,10 por onça-troy.

A valorização dos retornos na renda fixa americana pesaram sobre o metal precioso hoje. Sócio-gerente da Altavest, Michael Armbruster também credita a queda do ouro à melhora do dólar em relação a moedas rivais ao longo do dia. Com os juros dos Treasuries em alta e a apreciação do dólar, “o ouro enfrentou dois ventos contrários hoje”, diz.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outro tópico acompanhado de perto pelo mercado, a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, reforçou sua defesa pelo início do tapering – como é chamado o processo de retirada gradual de estímulos monetários – nos EUA ainda este ano, com término em meados de 2022. Segundo ela, a economia americana tem progredido em direção às metas de emprego e inflação do BC. Ela alertou, ainda, para riscos de que os preços continuem subindo no ano que vem.

Hoje, o Departamento do Trabalho informou que o índice de inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA em agosto subiu 0,7% ante julho, enquanto o núcleo do indicador avançou 0,6% na mesma comparação. Os números superaram as estimativas de altas mensais de 0,6% e 0,5%, respectivamente. Em relatório, a Oxford Economics destaca que os dados de agosto elevaram o PPI americano ao maior patamar da série histórica, ainda que tenham representado desaceleração ante os avanços mensais de junho e julho.