Publicidade

Tempo Real

Fundos de ouro rendem até 24% em 2024; veja quem lidera o ranking de ETFs

Levantamento mostra que boa parte dos ETFs de ouro estão distantes do rendimento real do metal

Fundos de ouro rendem até 24% em 2024; veja quem lidera o ranking de ETFs
ETFs, ou Exchange-Traded Funds (Foto: AdobeStock)

Os Exchange Traded Funds (ETFs) de ouro, negociados na Bolsa de Valores dos Estados Unidos da América, tiveram rendimento de até 24,25% entre os dias 2 janeiro de 2024 até o dia 14 de junho de 2024. O ETF que atingiu tal rentabilidade foi o US global go gold (GOAU). As informações são de um levantamento realizado pela Quantum Finance.

Conforme os números, o segundo lugar ficou com o Direxion Daily Junior Gold (JNUG), com uma rentabilidade de 22,76% no acumulado do ano. O terceiro lugar foi ocupado pelo VanEck Junior Gold Miners (GDXJ) com uma alta de 22,29%. Em quarto lugar aparece o Themes Gold Miners (AUMI), que teve um crescimento de 22,02%.

Os ETFs são uma modalidade de investimentos do mercado financeiro negociado em bolsa que acompanha um índice ou uma commodity. O fundo busca acompanhar a movimentação do indexador e acaba sendo uma ferramenta mais prática para compra e venda de um determinado produto pelo investidor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O próprio ETF de ouro exemplifica a função do ativo. Ao invés de o investidor comprar o metal diretamente, que pode ser caro e de difícil acesso, pode adquirir um ETF de ouro, que replica o preço do metal precioso no mercado.

Apesar do indexador, pode haver desvios de rentabilidade, visto que o ETF não consegue replicar exatamente o preço da commodity. Isso acontece com o ouro. O próprio levantamento revela que o metal subiu 25,28% em 2024 na Comex, enquanto o ETF que teve o rendimento mais próximo foi o US global go gold, com um crescimento de 24,25% no mesmo período. O último colocado da pesquisa foi o Microsectors Gold Miners (GDXU), que rendeu 7,69% no acumulado do ano até o dia 14 de junho.