

A cotação do ouro fechou nesta quinta-feira (22) em queda, pressionada pela valorização do dólar americano e por um movimento de realização de lucros, após o metal atingir a máxima em duas semanas no início da sessão.
Publicidade
A cotação do ouro fechou nesta quinta-feira (22) em queda, pressionada pela valorização do dólar americano e por um movimento de realização de lucros, após o metal atingir a máxima em duas semanas no início da sessão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na Comex, divisão de metais da Bolsa de Nova York (Nymex), o contrato do ouro para entrega em junho caiu 0,56%, fechando a US$ 3.295 por onça-troy. Mais cedo, chegou a tocar os US$ 3.346,80 – o maior valor em 14 dias, segundo analistas.
A moeda americana ganhou força após a Câmara dos Deputados dos EUA aprovar o projeto de lei fiscal e orçamentário do presidente Donald Trump, que inclui um aumento no teto da dívida.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O índice de incerteza sobre a política fiscal dos EUA subiu para níveis recordes em meio aos debates sobre o projeto de lei tributária e as perspectivas de longo prazo”, comentou Tim Baker, do Deutsche Bank Research. Segundo ele, o cenário fiscal conturbado, somado ao rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Moodys, tem sustentado a demanda por ativos considerados seguros, como o ouro, nos últimos dias.
No entanto, o movimento de hoje refletiu um ajuste técnico após ganhos recentes. Para os analistas da ANZ Research, “o cenário econômico continua desafiador em meio ao impasse orçamentário nos EUA”.
Apesar da correção pontual, a perspectiva de médio a longo prazo para o ouro permanece favorável. “Essa situação pode ser uma crise para muitos ativos, mas é o cenário ideal para o ouro”, disse Rick Kanda, da The Gold Bullion Company. “O rebaixamento da Moodys sinaliza preocupação crescente com a estabilidade do crédito americano, e os temores inflacionários ainda estão no radar. Isso faz com que investidores busquem segurança no ouro físico.”
No radar dos investidores, também está a tensão geopolítica. A quinta rodada de negociações nucleares entre Estados Unidos e Irã está marcada para esta sexta-feira.
Publicidade
*Com informações da Dow Jones Newswires
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador