Últimas notícias

Ouro fecha em queda, limitado por dólar mais forte e à espera do Fed

Ouro fecha em queda, limitado por dólar mais forte e à espera do Fed
Foto: Evanto Elements

O contrato mais líquido do ouro fechou em baixa nesta quarta-feira, limitado pelo fortalecimento do dólar ante rivais. No radar das mesas de operação, também estão as expectativas para decisão monetária do Federal Reserve (Fed) ainda hoje.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para fevereiro caiu 1,23%, a US$ 1.829,70 por onça-troy.

O Commerzbank avalia que o metal precioso resitiu à firmeza do dólar, ainda que tenha impedido de registrar avanço nesta sessão. Para o banco alemão, a revisão para baixo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para crescimento da economia global contribuiu para alguma busca pelo ouro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em relação ao Fed, o Commerzbank acredita que a manutenção da política monetária e sinalização da alta de juros básicos em março já estão precificados no mercado. O ouro sofreria pressão mais significativa caso o Fed adotasse postura claramente mais hawkish do que o antecipado ou até mesmo sinalizasse uma alta de 50 pontos-base, diz o banco. “O ouro provavelmente reagiria positivamente caso o Fed inesperadamente adiasse sua primeira elevação de juros por alguma razão”.

Em mais longo prazo, a Capital Economics prevê a queda dos preços do metal precioso. A projeção é que o ativo do ouro termine 2022 a US$ 1.600 por onça-troy. A consultoria espera que a política monetária adotada pelo banco central americano ao longo deste ano eleve os juros dos Treasuries e fortaleça o dólar, pressionando assim o ouro.