Publicidade

Tempo Real

Ouro inicia semana em alta perto das máximas históricas; entenda a valorização

Não são só os investidores que estão vendo no metal uma forma de proteger e reforçar suas reservas

Ouro inicia semana em alta perto das máximas históricas; entenda a valorização
Foto: Envato Elements

O ouro está em alta no mercado internacional. Às 10h30 desta segunda-feira (27), o metal era negociado a US$ 2.357 a onça-troy (medida que representa 31,1 gramas), com uma alta diária de 0,9%, muito próximo às máximas históricas.

Trata-se de uma valorização de 3,14% em maio e de 14,29% em 2024. Em uma janela de 12 meses, o ativo já subiu 21,11%. Ao longo do mês de maio, a cotação do ouro chegou a superar os US$ 2,4 mil a onça-troy; o maior valor da história.

A valorização reflete uma série de acontecimentos na macroeconomia e geopolítica global, como as dúvidas sobre a economia americana e a guerra entre Israel e Hamas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com o aumento da aversão a risco, não são só os investidores que estão vendo no metal uma forma de proteger e reforçar suas reservas. Esta reportagem do Estadão mostra como a atuação dos bancos centrais de vários países, especialmente o da China, estão atuando para aumentar suas reservas de ouro – um movimento que também está impulsionando a cotação do ativo no mercado global.

Como mostramos aqui, em abril, um mês delicado para os investimentos em renda variável, o ouro teve um dos melhores desempenhos mensais. No acumulado de 2024, era o terceiro melhor ativo, atrás somente do índice de BDRs, BDRX, e do Bitcoin. Com investidores globais buscando segurança e proteção, o ativo virou estrela nos portfólios pelo mundo.