O pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite desta quarta-feira (27) terá 7 minutos e 18 segundos de duração. Segundo apuração do Broadcast, Haddad deve anunciar a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e comunicar ponto a ponto quais são as medidas de ajuste fiscal. No card sobre o pronunciamento do ministro distribuído pelo governo, a mensagem que acompanha o ministro diz “Brasil mais forte. Governo eficiente, País justo.”
- Saiba mais: Tesouro IPCA+ bate recorde de rendimento com pacote fiscal de Haddad e isenção do IR no radar
A notícia sobre o aumento da faixa de isenção do IR gerou preocupação. “Há receio de que o governo, ao tentar preservar apoio popular, adote um esforço tímido para cortar despesas enquanto aumenta gastos por meio da reforma do IR”, diz André Galhardo, consultor econômico da plataforma de transferências internacionais Remessa Online. “Para que a isenção seja implementada, será crucial detalhar as fontes de receita e os bloqueios de despesas necessários. Caso o anúncio traga esses esclarecimentos, podemos esperar algum alívio no mercado já a partir de amanhã.”
Leia também
No entanto, apesar de a mensagem já ter sido gravada, integrantes da cúpula do governo afirmaram ao Estadão/Broadcast Político que ainda não há martelo batido sobre o IR.
O pacote de corte de gastos inclui mudanças nas regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no abono salarial, na política de reajuste do salário mínimo e na previdência e pensão de militares, de acordo com o Broadcast. Haddad confirmou que mudanças no Vale Gás e a limitação dos chamados “supersalários” (que ultrapassam o limite legal) estão no pacote.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos