O PagBank (PAGS34) está buscando R$ 1 bilhão através de uma emissão de letras financeiras por seu banco, o Banco Seguro, com prazo de dois anos. A emissão tem taxa proposta de DI mais spread, e terá garantia da instituição de pagamento do Grupo. A S&P Global Ratings atribuiu nota brAAA à emissão.
De acordo com a agência de classificação, o PagBank aplicará os recursos em fins corporativos gerais. Além disso, a emissão deve corresponder a no máximo 2% da captação total do banco do Grupo.
“Consideramos que o grupo detém uma posição consolidada no ramo de serviços de pagamentos no Brasil e tem ampliado suas operações no segmento bancário”, diz a S&P. “Avaliamos como positiva sua ampla gama de soluções financeiras, bem como sua capacidade de expandir suas operações de forma bem-sucedida, mesmo diante dos desafios operacionais decorrentes do rápido crescimento em um ambiente altamente competitivo.”
O PagBank tem buscado diversificar as fontes de captação. Em março deste ano, a maior parte dos recursos do banco digital vinha de certificados de depósito bancário (CDBs), distribuídos interna e externamente. A captação junto a clientes próprios respondia por 85% do total de CDBs, contra 74% um ano antes.
A diversificação de fontes é parte da busca da empresa por uma redução nos custos de captação. No primeiro trimestre, o custo médio dos depósitos do PagBank era de 90% do CDI, contra 95% no mesmo intervalo de 2024.