Últimas notícias

Pedro Guimarães deixará presidência da Caixa nesta 4ª, dizem fontes

Caso de assédio sexual que envolve Guimarães está sendo investigado sob sigilo pelo Ministério Público Federal

Pedro Guimarães deixará presidência da Caixa nesta 4ª, dizem fontes
Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante entrevista coletiva em Brasília 12/06/2019 REUTERS/Adriano Machado

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, deixará o cargo nesta quarta-feira em meio a relatos de que é investigado por assédio sexual supostamente praticado contra funcionárias da instituição, disseram duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

O caso está sendo investigado sob sigilo pelo Ministério Público Federal, conforme uma terceira fonte, e foi revelado na terça-feira em reportagem do portal Metrópoles.

Conforme a reportagem, que ouviu funcionárias que teriam sido vítimas dos abusos sob anonimato, Guimarães –um dos integrantes do governo mais próximos do presidente Jair Bolsonaro— teve condutas inapropriadas. Elas citaram toques íntimos não autorizados, convites para jantares e outros encontros incompatíveis.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Procurada, a Caixa e a Secretaria de Comunicação da Presidência não responderam de imediato a pedido de comentário da Reuters.

Na noite de terça, segundo uma das fontes, Pedro Guimarães chegou a se reunir com o presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um dos coordenadores da pré-campanha à reeleição de Bolsonaro, e outros aliados. Ele deu sua versão sobre o caso e negou os relatos.

Ainda assim, segundo uma das fontes, a decisão foi de Guimarães deixar o cargo, mas a forma que isso será feito ainda não foi decidida.

Uma das preocupações de aliados de Bolsonaro é que o caso venha a ser explorado na campanha com o eleitorado feminino, segundo a fonte, parcela em que o presidente já tem tido dificuldades de conquistar votos, segundo as pesquisas de intenção de voto.

Outra fonte disse que a decisão de tirar Guimarães do cargo em meio às denúncias e antes da conclusão das investigações pelo MPF é a mais pragmática.

Vida pautada pela ética

Em evento sobre programa de crédito rural do Plano Safra na manhã desta quarta, o presidente da Caixa agradeceu a presença da sua esposa, Manuella Pinheiro Guimarães, e destacou que tem “uma vida inteira pautada pela ética”. O evento realizado no edifício-sede da Caixa foi fechado para a imprensa, mas a Reuters obteve gravação em vídeo da fala de Guimarães.

Publicidade

“Eu quero agradecer a presença de todos vocês, a da minha esposa. Acho que, de uma maneira muito clara, são quase 20 anos juntos, dois filhos e uma vida inteira pautada pela ética. Tanto é verdade que quando eu assumi o banco, o banco tinha os piores ratings das estatais, 10 anos com balanço com ressalva, uma série de questões que todos vocês sabem, e hoje a gente é um exemplo”, afirmou.

“Tenho muito orgulho do trabalho de todos vocês e da maneira como eu sempre me pautei em toda a minha vida”, emendou ele, antes de iniciar uma apresentação e sem mencionar diretamente as acusações de assédio.