As ações da Petrobras (PETR4 e PETR3) operam em alta na manhã desta sexta-feira. Às 10h11, as ações ordinárias (PETR3) subiam 0,39%, a R$ 28,07. Já as ações preferenciais (PETR4) avançavam 0,53%, cotadas a R$ 24,77.
Leia também
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou ontem que sua gestão vai reavaliar os processos de vendas de ativos. O executivo deixou claro que não haverá intervenção do governo nos preços.
Segundo Prates, a Paridade de Preços de Importação (PPI) é uma “abstração”, e a Petrobras vai “praticar preços competitivos como ela achar melhor”. Ela consiste em vender a gasolina e o diesel com base no custo de importação do produto para o Brasil.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ademais, Lula criticou nesta quinta-feira o valor de dividendos distribuídos pela empresa: “É uma loucura o que nós estamos fazendo de dividendos. Petrobras não é um patrimônio apenas das pessoas que são acionistas. A Petrobras tem que fazer investimento. Temos que pensar em Petrobras como empresa, mas também como indústria de papel estratégico para o Brasil”, disse o presidente em entrevista à Rádio BandNews FM.
Sobre a estatal
A Petrobras é uma empresa estatal de capital aberto, ou seja, com economia mista. A companhia foi fundada em 1953 e seu maior acionista é o governo brasileiro. Apesar das interferências políticas nos últimos anos, um relatório da gestora global Janus Henderson mostra que a Petrobras lidera a remuneração de proventos aos investidores.
A petroleira tem um conselho de administração cujos membros são eleitos pelos acionistas. A União federal é dona de mais da metade das ações da companhia, sendo assim o governo brasileiro o acionista majoritário da empresa.
Publicidade
O governo tem então a responsabilidade de indicar a maior parte dos conselheiros — que, por sua vez, têm a prerrogativa de escolher quem será o presidente da Petrobras e os sete diretores executivos da companhia. Esses profissionais definem a política de preços dos combustíveis e seus possíveis reajustes.