Publicidade

Tempo Real

Petrobras tem de ser indutora do crescimento, diz ministro

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou de evento promovido pela Arko Advice

Petrobras tem de ser indutora do crescimento, diz ministro
Foto: REUTERS/Sergio Moraes

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira, 27, que a Petrobras, respeitando a governança e natureza jurídica de empresa de capital aberto, “tem que ser indutora do crescimento nacional”. A declaração do ministro, durante evento promovido pela Arko Advice, foi uma referência a política de preços praticada pela empresa.

“Queremos trabalhar nesse sentido, para que a política de preço seja política de mercado, mas justa”, disse. “Acho que é possível convergir para que a Petrobras e as outras petroleiras tenham seu lucro de mercado, mas para que os brasileiros e brasileiras não sejam penalizados com, às vezes, números muito além do que o mercado internacional.”

Durante sua participação, o ministro defendeu mais investimentos da estatal em refino. Disse que, segundo técnicos da pasta, é possível ampliar a capacidade nacional para a produção com a modernização das refinarias brasileiras já existentes ao ponto de nos tornarmos autossuficientes na questão da gasolina. “Tem questões que não são políticas, que são técnicas e devem ser estudadas”, afirmou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em referência à gestão anterior, Silveira disse que havia um projeto de sucateamento da empresa de óleo e gás para vendê-la, assim como foi feito com a Eletrobras. Mas, segundo ele, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é diferente. “Entendo que a Petrobras já tem sua natureza jurídica, de capital aberto, mas onde o controlador ainda é o governo.” O ministro afirmou ainda que o governo tem consciência de manter a estabilidade, o planejamento e a segurança jurídica e que o desafio é construir um País melhor para todos. “Para construir a sociedade que queremos, só vamos avançar com esse diálogo permanente e constante.”

Reoneração de combustíveis

Questionado sobre a reoneração dos combustíveis, o ministro disse que não aplaudiu a questão da criação de impostos sobre exportação de combustíveis, mas que a equipe de Lula pegou o Brasil com verdadeira “armadilha fiscal”.

Silveira defendeu que impostos, que devem ser destinados a reduzir desigualdades sociais, não podem ser usados para aumentar o lucro de petroleiras ou dividendos. Ainda, que a previsibilidade é fundamental para atrairmos investimentos. “Foi uma medida extrema, para resolver um problema grave.”

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>