O Itaú BBA considerou que a magnitude do ajuste de preços da Petrobras (PETR3; PETR4) para o diesel colocará os valores domésticos do combustível de volta ao limite superior das faixas de preço de referência. O BBA aponta que as decisões mantêm o posicionamento anterior da empresa em relação aos preços do diesel.
A presidente da estatal, Magda Chambriard, anunciou na segunda-feira (31) uma redução de 4,6% no preço do diesel praticado nas refinarias. Segundo Chambriard, isso equivale a uma redução de R$ 0,17 por litro de diesel A – veja mais aqui.
Em relatório, os analistas Monique Natal, Eric de Mello e Bruna Amorim observam que os preços do diesel estão 6% acima do Preço de Paridade de Importação (PPI) e 24% acima do Preço de Paridade de Exportação (PPE). Porém, depois do ajuste, os valores estarão 1% acima do PPI e 18% acima do PPE. “Note que a companhia pode avaliar os parâmetros de sua estratégia comercial de forma diferente das nossas estimativas”, ponderam.
O Itaú BBA tem recomendação de outperform (equivalente a compra) para as ações preferenciais da Petrobras (PETR3; PETR4), com preço-alvo de R$ 49, o que representa um potencial de valorização de 31,86% em relação ao último fechamento.