O movimento de troca intrasetorial se mantém nos momentos finais do pregão desta sexta (8), com o mercado financeiro voltando sua atenção para as petrolíferas juniores após a decepção com a Petrobras (PETR3;PETR4).
Leia também
Ás 17h, enquanto a Petrobras recuava 9,21% (ON) e 9,23% (PN), na maior queda do dia do Ibovespa, 3R Petroleum (+5,02%), PetroReconcavo (+3,28%) e Prio (+3,30%) operam entre as seis maiores altas.
O desempenho das juniores também destoa da baixa de mais de 1% dos contratos futuros do petróleo. Enquanto isso, o Ibovespa cai 0,82%, aos 127.244 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Petrobras divulgou o balanço do seu quarto trimestre de 2023 com um lucro líquido de R$ 31,04 bilhões, queda de 28,4% na comparação com o mesmo período de 2022. Mas as atenções do mercado estavam mais voltadas para os dividendos que a empresa iria pagar aos acionistas.
Como mostramos nesta matéria, a Petrobras decepcionou após decidir não pagar os dividendos extraordinários, disseram analistas de seis casas diferentes em relatórios enviados aos clientes nesta sexta-feira (8).
Em comunicado enviado ao mercado, a Petrobras informou que a distribuição proposta está alinhada à Política de Remuneração aos Acionistas aprovada em 28 de julho de 2023. “Em caso de endividamento bruto igual ou inferior a US$ 65 bilhões, a Petrobras deverá distribuir aos seus acionistas 45% do fluxo de caixa livre”, informou a empresa.