Petrobras e Vale estão entre as ações mais negociadas de setembro. (Foto: Adobe Stock)
Em setembro, Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) lideraram o ranking das ações mais negociadas, segundo levantamento da DataWise+, solução desenvolvida pela B3 em parceria com a Neoway. O estudo avalia o volume financeiro total movimentado no período, considerando o preço das ações multiplicado pela quantidade negociada.
Instituições financeiras também se destacaram no ranking, ocupando quatro posições entre as dez primeiras: Banco do Brasil (BBAS3) ficou em terceiro, Itaú (ITUB4) em quarto, Bradesco (BBDC4) em quinto e B3 (B3SA3) em sétimo lugar.
Completam o Top 10 Sabesp (SBSP3), na sexta posição, Embraer (EMBR3) na oitava, Ambev (ABEV3) em nono e Eletrobras (ELET3), que fechou a lista em décimo.
O levantamento abrange quatro tipos de instrumentos financeiros: ações, fundos imobiliários (FIIs), Exchange Traded Fund (ETF, fundos de índice) e Brazilian Depositary Receipts (BDRs, título emitido no Brasil que representa uma ação de companhia aberta sediada no exterior). Confira ranking completo:
O DataWise+ também oferece o recorte das ações com maior volume negociado de acordo com as categorias de investidores – todas elas contam com a presença de instituições financeiras. Confira a preferência dos investidores Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Fundos, Não Residentes e Instituições Financeiras, durante o mês de setembro: