Tempo Real

Petrobras (PETR4) propõe nova mudança com diretoria para transição energética

Diretoria da estatal propôs uma ampla mudança estrutural na organização da companhia

Petrobras (PETR4) propõe nova mudança com diretoria para transição energética
Edifício-sede da Petrobrás no Rio de Janeiro Foto: Sergio Moraes/Reuters

A Petrobras (PETR4) informou que sua diretoria executiva aprovou um novo desenho para o organograma da empresa. Entre as mudanças está a criação da Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, adiantada pelo Broadcast.

Além disso, há modificações nos nomes e atribuições das demais diretorias da empresa. Ao menos uma delas, de Inovação e Transformação Digital, será extinta e terá as funções repassada a outras duas para manter o número de diretorias em oito e não acertei ar aumento de custos, informou a Petrobras.

O que a Petrobras chamou de “ajuste organizacional” ainda será submetido ao Conselho de Administração da companhia para aprovação.

Nova diretoria

Para a nova diretoria de Transição Energética e Renováveis, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, formalizou a indicação do professor da Coppe-UFRJ e ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim. A informação também havia sido antecipada pelo Broadcast.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em comunicado, a pasta de Tolmasquim vai coordenar atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e também vai incorporar as atividades comerciais de gás natural.

Esta última parte dos negócios da estatal, o gás, era alvo de disputas entre os novos diretores e sua ida para o guarda-chuva de Tolmasquim atesta a força do agora executivo na estatal e sua proximidade com Jean Paul Prates. No Brasil e no mundo, o gás natural é encarado como o combustível da transição e uma das chaves para o desenvolvimento econômico de curto prazo.

Reestruturação e novas funções

Outras mudanças na estrutura organizacional da Petrobras envolvem a tradicional Diretoria de Desenvolvimento da Produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, que vai acumular novas funções, sendo renomeada para Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação. Para tanto, vai incorporar o Centro de Pesquisas da Petrobras, o Cenpes, no Rio de Janeiro.

Com isso, será extinta a diretoria de Inovação e Transformação Digital, até então chefiada por Carlos Augusto Barreto. As funções dessa diretoria serão distribuídas entre a diretorias supracitada de Travassos e a área a ser comandado por Clarice Copetti, que seguirá como diretora, mas de assuntos corporativos. Essa supressão é que abre espaço para a nova frente de transição energética e mantém o número de diretorias em oito.

Copetti antes comandava a Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, que será transformada na chamada Diretoria de Gestão Corporativa, também sob seu comando.

A área vai administrar processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados, incorporando a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação. Segundo a Petrobras, Barreto, cuja diretoria desaparece, vai seguir responsável pelos assuntos de Transformação Digital, mas sob Copetti.

Publicidade

Já a atual Diretoria de Refino, Gás e Energia, chefiada por William França da Silva, será renomeada como Diretoria de Processos Industriais e Produtos, incluindo derivados do refino de petróleo, gás e biocomponentes. E a presente Diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, passa a ser denominada Diretoria de Logística, Comercialização e Mercados.

A Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores, ocupada por Sergio Caetano Leite, também passa a ser responsável pela área de Gestão de Portfólio que, portanto, será chave para o futuro do plano de desinvestimentos da companhia que, ao que tudo indica, deve minguar.

Estão mantidas as diretorias de Exploração e Produção e Governança e Conformidade, está última ocupada por Salvador Dahan até meados de maio.

Finalmente, as gerências executivas de comunicação e marcas, responsabilidade
social e relacionamento externo ficarão diretamente ligadas à presidência da empresa, respondendo diretamente a Prates.

Web Stories

Ver tudo
<
Como a decisão do Fed afeta a renda fixa?
Usucapião: é obrigatório morar no imóvel para pedir o recurso?
Salário mínimo vai aumentar em 2025?
Salário mínimo: proposta do governo pode alterar benefícios sociais?
Decisão do Fed afeta negativamente o investidor brasileiro? Descubra
Jogo do bicho é ilegal? Veja como funciona
Quanto investir para comprar casa própria à vista em 5 anos?
3 passos para começar a criar uma reserva de emergência
O que são small caps e como ganhar dinheiro com elas?
Cupom de desconto: como usar da melhor maneira para gastar menos?
Dólar continuará caindo em 2024?
5 milhões de brasileiros têm até R$ 1.000 esquecidos em bancos. Você é um deles?
>