• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Petrobras (PETR3; PETR4): produção de óleo e gás tem alta anual de 18,6% no 4T25

Avanço na comparação com o 4T24 foi impulsionado por novos FPSOs e ganho de eficiência, segundo a estatal

Por Denise Luna e Gabriela da Cunha

10/02/2026 | 19:22 Atualização: 11/02/2026 | 7:19

A Petrobras (PETR4) fechou o 4T25 com alta de 18,6% na produção de óleo e gás, alcançando 3,081 milhões de boed. No ano, produção média cresceu 11,1%, segundo relatório enviado à CVM. (Imagem: Adobe Stock)
A Petrobras (PETR4) fechou o 4T25 com alta de 18,6% na produção de óleo e gás, alcançando 3,081 milhões de boed. No ano, produção média cresceu 11,1%, segundo relatório enviado à CVM. (Imagem: Adobe Stock)

A Petrobras (PETR3; PETR4) fechou o quarto trimestre do ano com produção média de 3,081 milhões de barris diários (boed) de óleo equivalente (petróleo e gás natural), uma alta de 18,6% na comparação com igual período do ano passado. No ano, a produção média foi de 2,960 milhões de boed, 11,1% maior.

Leia mais:
  • Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco
  • Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador
  • Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em relação ao terceiro trimestre de 2025, o período de outubro a dezembro apresentou queda de 1,1% na produção. As informações constam no relatório de produção da Petrobras, divulgado nesta terça-feira, 10.

No documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal coloca entre os principais fatores para o aumento da produção o aavanço da capacidade de produção dos FPSOs (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) Almirante Tamandaré e Marechal Duque de Caxias e a maior eficiência operacional, de 3,6 ponto percentual (p.p) acima do resultado de 2024, principalmente em plataformas da Bacia de Santos.

“Em 2025, a Petrobras alcançou o melhor resultado dos últimos dez anos ao adicionar 1,7 bilhão de boe em reservas, atingindo um índice de reposição de reservas (IRR) de 175%, mesmo diante de uma produção recorde”, destaca o documento.

A produção comercial de óleo e gás foi de 2,737 milhões de boe/d no quarto trimestre de 2025, alta de 19,6% ante o quarto trimestre de 2024, e queda de 1,1% contra a média dos três meses imediatamente anteriores.

A produção de petróleo foi de 2,504 milhões de barris por dia (bpd) de outubro a dezembro do ano passado, 19,8% maior do que no quarto trimestre de 2024. Já em relação ao trimestre até setembro, a queda foi de 0,6%.

A produção de gás natural totalizou 577 mil boe/d, alta de 13,8% na comparação com um ano antes, e queda de 2,9% em relação ao terceiro trimestre de 2025.

No pré-sal, foram produzidos 2,114 milhões de barris diários (boed) no quarto trimestre, alta de 20,1% ante o quarto trimestre de 2024 e variação negativa de 0,1% contra o terceiro trimestre do ano.

Petrobras: Venda interna de derivados sobe 0,7% no 4tri25 ante 4tri24

O volume total de vendas de derivados da Petrobras no mercado interno subiu 0,7% no quarto trimestre de 2025 ante o quarto trimestre do ano anterior, para 1,771 milhões de barris por dia (Mbpd). No ano, as vendas avançaram 1,6%, a 1,747 Mbpd. No diesel, as vendas subiram 7,7% em um ano para 787 mil bpd. Na comparação do quatro trimestre com os três meses imediatamente anteriores, o recuo foi de 2,7%. Com relação à gasolina, a retração foi de 0,5% ante o quarto trimestre de 2024, para 430 mil bpd.

Produção total

Já a produção total de derivados da estatal no quarto trimestre caiu 6,4% em relação ao mesmo período de 2024, para 1.702 milhão de barris por dia (Mbpd). A produção teve queda de 2,9% na comparação com o primeiro semestre de 2024, para 1,732 de Mbpd.

O fator de utilização total (FUT) do parque de refino ficou em 89% de outubro a dezembro, ante 95% no mesmo período de 2024. Esse resultado, informou a Petrobras, que possibilitou a produção de 1,702 mbpd de derivados, se deu pela manutenção e implantação do projeto de ampliação de capacidade da destilação (+19 mbpd) na REVAP, onde houve uma redução de 5,0% na utilização do parque em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2024, a produção de diesel recuou 9,6%, para 666 mil bpd, enquanto a produção de gasolina caiu 4,1%, para 416 mil bpd. Ante os três meses anteriores, os dois produtos tiveram queda de produção, de 7,6% e 1,0%, respectivamente.

Exportações sobem 78,6% no 4T25

As vendas da Petrobras para o mercado externo avançaram 78,6% no quarto trimestre de 2025 ante ao mesmo período do ano anterior, para 1,236 milhões de barris por dia (Mbpd). A China foi maior compradora de petróleo, com 52% do total.

O diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser, destaca que a estatal avalia constantemente todos os mercados e ampliou os contratos de venda de petróleo com as principais refinadoras estatais indianas. “Os contratos, válidos até março de 2027, podem totalizar até 60 milhões de barris“.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já em relação às importações no quarto trimestre, houve avanço de 66,7%, para 395 mil bpd, ante ao mesmo período de 2024 na Petrobras.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • barril de óleo
  • Gás
  • Petrobras (PETR3; PETR4)
  • Petróleo
Cotações
20/02/2026 16h40 (delay 15min)
Câmbio
20/02/2026 16h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior

  • 2

    O ouro está se tornando o “novo dólar”, diz um dos gestores de fundos de hedge mais temidos de Wall Street

  • 3

    NYT: crises estão por toda parte, mas os mercados parecem não se importar

  • 4

    BC decreta liquidação do Banco Pleno, de ex-sócio do Master; veja o que fazer se você tem CDB ou dinheiro na instituição

  • 5

    Brasileiros cruzam a fronteira em busca de menos impostos; vale a pena?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: a isenção entra em vigor ainda neste ano?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: a isenção entra em vigor ainda neste ano?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: a tabela de 2025 foi alterada?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: a tabela de 2025 foi alterada?
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: o que são as despesas dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: o que são as despesas dedutíveis?
Últimas: Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta após decisão sobre tarifas nos EUA
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta após decisão sobre tarifas nos EUA

Suprema Corte dos EUA considerou ilegais as tarifas do governoTrump, o que pode aliviar a carga sobre algumas das empresas exportadoras da região

20/02/2026 | 15h38 | Por Patricia Lara
Derrubada de tarifaço: dólar hoje caminha para menor fechamento desde maio de 2024
Tempo Real
Derrubada de tarifaço: dólar hoje caminha para menor fechamento desde maio de 2024

Suprema Corte decidiu que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional não autoriza o presidente a impor tarifas

20/02/2026 | 15h33 | Por Beatriz Rocha
C&A (CEAB3) cai 3%, renova mínima e puxa perdas do varejo com debate sobre escala 6×1
Tempo Real
C&A (CEAB3) cai 3%, renova mínima e puxa perdas do varejo com debate sobre escala 6×1

Ação recua 3,46% e lidera baixas do setor após relatório apontar impacto trabalhista de até 18% no Ebitda

20/02/2026 | 15h32 | Por Estadão Conteúdo
Ouro indica volatilidade após decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas de Donald Trump
Tempo Real
Ouro indica volatilidade após decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas de Donald Trump

Metal oscila após decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas, mas retoma ganhos e permanece acima de US$ 5 mil, em meio a dados econômicos divergentes e tensões entre Washington e Teerã

20/02/2026 | 14h09 | Por Isabella Pugliese Vellani

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador