Últimas notícias

Petrobras reage e lidera recuperação do Ibovespa, mas NY freia ímpeto

  • Às 11:49, o Ibovespa subia 0,48%, a 113.209,8 pontos. Na máxima, mais cedo, chegou a 114.406,69 pontos, mas perdeu o fôlego após a abertura de Wall Street

(Reuters) – A bolsa paulista buscava uma recuperação nesta terça-feira, guiada pela reação de Petrobras, um dia após a estatal perder 74 bilhões de reais em valor de mercado por preocupações sobre interferência do governo Bolsonaro na empresa.

Às 11:49, o Ibovespa subia 0,48%, a 113.209,8 pontos. Na máxima, mais cedo, chegou a 114.406,69 pontos, mas perdeu o fôlego após a abertura de Wall Street. O volume financeiro somava 12,45 bilhões de reais.

O Ibovespa caiu 4,87% na segunda-feira, a 112.667,70 pontos, maior queda percentual diária desde abril do ano passado, com investidores enxergando aumento relevante do risco de interferência do governo em estatais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão da Ágora Investimentos, a Petrobras segue no centro das atenções, em meio a uma expectativa pela reunião do conselho de administração da companhia, que deve votar a indicação do general Joaquim Silva e Luna para comandar a empresa.

“Ainda sobre o tema, as notícias indicando a possível criação de um fundo para amortizar as flutuações nos combustíveis podem ajudar a reduzir as preocupações dos acionistas da empresa”, acrescentou em nota a clientes.

No exterior, o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, vai falar em audiência perante o Comitê Bancário do Senado nesta tarde.

Wall Street abriu no vermelho com investidores vendendo ações de crescimento, como papéis de tecnologia, em razão de preocupações com o patamar das cotações. O S&P 500 cedia 1,4%, o que ajudava a tirar o Ibovespa das máximas.

DESTAQUES

Publicidade

– PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 7,3% e 5,9%, respectivamente, após perder 74 bilhões de reais em valor de mercado na véspera. Incluindo o declínio da última sexta-feira, a perda ultrapassou 100 bilhões de reais, com vários analistas cortando recomendação e preços-alvo para as ações da companhia. Uma das exceções foi o UBS, que reiterou recomendação de compra, citando indicadores financeiros e operacionais da empresa e avaliando como exagerada a reação que fez os papéis caírem mais de 20% na segunda-feira.

– BANCO DO BRASIL ON avançava 3,9%, também se recuperando, após registrar na segunda-feira o pior desempenho em um dia desde abril do ano passado. Na véspera, após o fechamento, o BB divulgou fato relevante afirmando que não recebeu indicação de mudança do seu comando. Entre os bancos, ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 3,2% e BRADESCO PN tinha alta de 2,7%.

– EMBRAER ON recuava 5,6%, em meio a ajustes, após figurar entre as maiores altas do Ibovespa na véspera.

– CSN ON caía 2,4%, mesmo após salto no lucro líquido do quarto trimestre do ano passado para 3,9 bilhões de reais, além de previsão de redução no endividamento em 2021. No radar do setor, o presidente do Inda afirmou ver bastante dificuldade para usinas anunciarem novos aumentos de preços e que a cotação no país está perto de incentivar a importação do insumo. USIMINAS PNA desacelerou a alta para 1,9% e GERDAU PN passou a recuar 0,7%. VALE ON perdia 1,6%, também em meio à queda do preço do minério de ferro na China.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos