![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/01/pix_140120251743.jpg-710x473.webp)
Clientes de diferentes bancos passaram a relatar problemas com o Pix fora do ar na tarde desta sexta-feira (7). As queixas se espalharam no X (antigo Twitter) e na plataforma Downdetector, que monitora serviços on-line.
Ao E-Investidor, o Banco Central (BC) explicou que o problema ocorreu devido a uma instabilidade na rede do Sistema Financeiro Nacional (SFN). “Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, disse a autarquia em nota.
No Downdetector, foram encontradas notificações de falhas no Pix em aplicativos de diferentes instituições, como Nubank, Itaú e Banco Inter. O maior número de queixas começou a aparecer a partir de 13h. Em nota, o Nubank informou que, após uma breve indisponibilidade, os pagamentos via Pix da instituição estão funcionando normalmente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em outubro de 2024, um problema semelhante afetou o funcionamento do Pix de forma geral. Na época, a instabilidade ocorreu por falhas técnicas no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), do próprio BC, mas logo foi resolvida.
O que fazer quando o Pix está fora do ar?
Se o meio de pagamento passar por uma oscilação, vale recorrer a outras modalidades de transações para quitar suas contas. Uma das opções é a Transferência Eletrônica Disponível (TED), mas boletos ou cartões de crédito e débito também são alternativas válidas.
Problemas no Pix podem ocorrer de forma isolada em uma instituição financeira ou atingir o sistema como um todo. Quando o meio de pagamento está fora do ar, o usuário pode tentar fazer a transação utilizando o aplicativo de outro banco. Se a transferência for concluída com sucesso, isso indica que o problema está relacionado a uma instituição em específico.