Mais da metade da população de baixa renda da América Latina, ou 51%, tem acesso a cartão de crédito, de acordo com pesquisa feita a pedido da Mastercard (MSCD34) em seis países, entre eles o Brasil. A presença dos bancos digitais e fintechs chega a um terço dessa população.
Ao todo, 51% da população de baixa renda tem cartões, número que chega a 75% na alta renda. Se considerados os cartões emitidos por bancos tradicionais, 76% da população de baixa renda possui, número que sobe para 88% nas camadas mais altas.
O cenário é diverso se considerados os cartões emitidos por fintechs e bancos digitais: 34% da população de baixa renda é atendida por eles, enquanto na alta renda o número é de 34%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Em todas as métricas que se analisar na baixa renda, há mais produtos em uma fintech do que em um banco estabelecido, e o oposto é verdadeiro para a alta renda”, afirmou em coletiva online o vice-presidente sênior de Fintechs e Parceiros Digitais da Mastercard, Diego Szteinhendler.
Nos países em que a pesquisa foi feita, 50% das pessoas afirmaram que pelo menos um dos produtos financeiros que utilizam vêm de uma fintech, número que, no Brasil, chega a 58%, o maior entre os países incluídos no levantamento.