• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Porto (PSSA3) deve concluir fusão de seguradoras no 2º semestre; saiba mais

Segundo o BTG Pactual, o principal ganho da união deve ser na capacidade de definir preços mais competitivos

Por Matheus Piovesana

23/08/2024 | 18:44 Atualização: 23/08/2024 | 18:44

(Foto: Divulgação/Porto)
(Foto: Divulgação/Porto)

A Porto (PSSA3) deve concluir no segundo semestre deste ano a fusão entre a Porto Seguro e a Azul, empresa do grupo que oferece seguros automotivos com preços mais acessíveis e cobertura mais enxuta. Com o movimento, a marca Azul será mantida com o mesmo enfoque, mas a seguradora espera ampliar a eficiência, o que deve ajudar a oferecer preços mais competitivos, e facilitar o relacionamento com corretores.

Leia mais:
  • OPINIÃO: A renda fixa ainda é lucrativa em 2024?
  • Fraude no IRB: atual CEO da Eletrobras está entre acusados
  • Homem mais rico da Europa investe em segredo fortuna em startups de IA
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No primeiro semestre, a Porto integrou os sistemas de cotação tanto da Porto Seguro e da Azul quanto das duas outras marcas com que atua no produto, a Itaú e a Mitsui, que começou a vender neste ano. Unificar as empresas é o próximo passo.

“O que estamos buscando é a simplificação para o canal de venda”, disse ao Broadcast o diretor de Auto da Porto Seguro, Jaime Soares. Até agosto do ano que vem, as operações continuarão separadas. Daí em diante, as apólices da marca Azul serão emitidas pela Porto Seguro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Azul foi originada da compra da antiga operação da AXA no Brasil pela Porto, em 2003. Desde então, foi mantida separada diante do entendimento de que atendia a outro público, de entrada, com seguros de renovação mensal e coberturas mais enxutas, o que inclui roubo, furto e colisões, mas não o “pacote adicional” das apólices com a marca tradicional, com assistências inclusive residenciais.

A estratégia foi a de manter os desenvolvimentos separados, até para que os clientes não confundissem as ofertas e uma marca não prejudicasse a outra. “Até quatro anos atrás, não tínhamos um super app para os clientes da Porto Seguro. A partir do momento em que isso existe, faz sentido trazer a Azul para cá”, afirma Soares. Após a fusão, os posicionamentos de mercado serão mantidos.

Cerca de 37 mil corretores estão conectados à Porto, incluídas todas as marcas. No caso da Azul, próximo de 4 mil corretores são especializados na venda da marca, de acordo com o diretor.

Ganhos

Soares afirma que a companhia ainda não tem uma estimativa da economia que pode obter com o movimento, mas espera um ganho de eficiência. Com as integrações, o “bastidor” será um só. A estrutura de atendimento aos sinistros já opera em conjunto: o guincho que atende ao cliente da Azul é da Porto Seguro.

Na quarta-feira, em relatório enviado a clientes, o BTG Pactual (BPAC11) afirmou que o principal ganho da união deve ser na capacidade de definir preços mais competitivos. “Mudanças significativas são esperadas para o próximo ano, potencialmente melhorando a competitividade de preços em todas as marcas”, afirmou o analista Eduardo Rosman, em relato de encontro com o CEO da Porto Seguro, Rivaldo Leite.

Publicidade

Com 6 milhões de automóveis segurados, a Porto é líder de mercado, e arrecadou R$ 7,615 bilhões com o produto no primeiro semestre. Entretanto, tem visto transformações no cenário competitivo com a compra da Liberty pela HDI, no ano passado, que transformou a seguradora de origem alemã na segunda maior em auto no País. A carteira da Liberty incluía a Aliro, seguradora de entrada do grupo americano no Brasil. Ambas operam agora sob o nome Yelum.

Em paralelo, a Tokio Marine também tem ganhado espaço, com base em uma estratégia de distribuição via múltiplos canais, sem balcões exclusivos.

Dentro de casa, a Porto tem buscado diversificar fontes de resultado, mas o auto continua sendo o carro-chefe do Grupo tanto em lucro quanto em arrecadação. Cerca de 63% do resultado líquido das apólices de seguro no segundo trimestre deste ano veio do produto.

Diferentes segmentos

A união entre Porto Seguro e Azul consolida a estratégia da Porto de caber em diferentes bolsos. As quatro marcas de seguro automotivo são complementares: a Azul fica no segmento de entrada, a Mitsui, logo acima, a Itaú vem em seguida, e a oferta mais completa é com a Porto Seguro, que tem ainda produtos voltados a automóveis com valores acima de R$ 500 mil, a Porto Premium.

Essa estratégia levou à retomada da marca Itaú. “Temos um grande ativo, porque a marca traz consigo credibilidade e confiança dos consumidores finais”, diz Soares. Com o Itaú Unibanco em seu bloco de controle, a Porto detém a exclusividade na venda de seguros automotivo e residencial nos canais do banco.

Publicidade

A Mitsui chegou ao portfólio neste ano, após a Porto assinar um acordo com a seguradora nestes dois segmentos. As duas seguradoras têm cosseguro nos contratos com a marca Mitsui, o que significa que dividem os riscos. O contato com o cliente é feito pela Porto.

Na visão da companhia, fortalecer o seguro auto é uma forma de alavancar os demais produtos do Grupo, reunidos sob marcas como Porto Bank e Porto Serviço, e que também são vendidos pelos corretores. “Quase 30% dos clientes da Azul Seguros têm o cartão de crédito do Porto Bank”, afirma Soares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Fusão
  • Porto
  • Seguros
Cotações
12/05/2025 15h08 (delay 15min)
Câmbio
12/05/2025 15h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Nubank vai mudar de nome? Veja o que propõe o Banco Central
Logo E-Investidor
Nubank vai mudar de nome? Veja o que propõe o Banco Central
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2025: quando começam os pagamentos e quem recebe primeiro?
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2025: quando começam os pagamentos e quem recebe primeiro?
Imagem principal sobre o Concurso Sefaz GO: como se inscrever e garantir salário de R$ 28 mil
Logo E-Investidor
Concurso Sefaz GO: como se inscrever e garantir salário de R$ 28 mil
Imagem principal sobre o O erro comum que pode estar fazendo você gastar mais gasolina
Logo E-Investidor
O erro comum que pode estar fazendo você gastar mais gasolina
Imagem principal sobre o É assim que vítimas de fraude no INSS serão contatadas para ressarcimento
Logo E-Investidor
É assim que vítimas de fraude no INSS serão contatadas para ressarcimento
Imagem principal sobre o Moradores do RS têm direito à CNH social. Veja como solicitar a sua gratuitamente
Logo E-Investidor
Moradores do RS têm direito à CNH social. Veja como solicitar a sua gratuitamente
Imagem principal sobre o Não é restituição: veja como ganhar dinheiro com a declaração do Imposto de Renda
Logo E-Investidor
Não é restituição: veja como ganhar dinheiro com a declaração do Imposto de Renda
Imagem principal sobre o Banco famoso planeja fechar 60 agências físicas em até dois meses; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Banco famoso planeja fechar 60 agências físicas em até dois meses; entenda o motivo
Últimas: Tempo Real
Ouro fecha em forte queda pressionado por alívio nas tensões entre EUA e China
Tempo Real
Ouro fecha em forte queda pressionado por alívio nas tensões entre EUA e China

Suspensão temporária da maioria das tarifas aplicadas aos países reduziu a demanda pelo metal

12/05/2025 | 14h52 | Por Poliana Santos, especial para o Broadcast
Copel (CPLE6): alta distribuição de dividendos à vista? Veja a aposta do Santander
Tempo Real
Copel (CPLE6): alta distribuição de dividendos à vista? Veja a aposta do Santander

Segundo analistas, a empresa ainda possui um espaço relevante de valorização

12/05/2025 | 14h15 | Por Wilian Miron
B3 leva educação financeira gratuita a estações do Metrô de SP; veja como participar
Tempo Real
B3 leva educação financeira gratuita a estações do Metrô de SP; veja como participar

Estão previstos também lançamento de curso da B3 e atividades especiais no Museu da Bolsa

12/05/2025 | 13h30 | Por Camilly Rosaboni
As ações que mais sobem na Bolsa hoje após trégua nas tarifas entre EUA e China
Tempo Real
As ações que mais sobem na Bolsa hoje após trégua nas tarifas entre EUA e China

Redução temporária de tarifas desencadeia forte impacto em ativos nesta segunda-feira (12)

12/05/2025 | 12h11 | Por Isabela Ortiz
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador