Em meio ao recuo da inflação, a poupança obteve rendimento real de 5,22% no período de 12 meses encerrado em junho de 2023, segundo monitoramento realizado pelo TradeMap.
Leia também
É a primeira vez desde agosto de 2017 que o ganho real da poupança (quando fica acima da inflação) ultrapassou a marca dos 5%. A aplicação favorita dos brasileiros vem registrando resultados positivos desde setembro de 2022.
Entre setembro de 2020 e agosto de 2022, o retorno real da caderneta de poupança ficou no negativo. No entanto, a desaceleração da inflação brasileira contribuiu para que o panorama fosse revertido.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O recuo dos preços, especialmente após o corte de impostos sobre os combustíveis, permitiu que a poupança registrasse seu primeiro retorno positivo em 12 meses, em setembro do ano passado, com ganho de 0,02%.
De lá para cá, o aumento do rendimento é progressivo: em maio, investidores que optaram por deixar seu dinheiro na poupança obtiveram retorno de 4,40% em 12 meses. Em junho, como já mencionado, o ganho foi para 5,22% ao longo do mesmo período.