(Estadão Conteúdo) – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, afirmou hoje que a maioria dos dirigentes da instituição concorda que, caso a economia continue a evoluir “em geral conforme antecipado”, seria “apropriado começar a reduzir o ritmo das compras de ativos neste ano”. A declaração foi dada durante discurso no Simpósio de Jackson Hole, no qual havia expectativa sobre comentários de Powell a respeito desse processo de “tapering” nas compras de bônus.
Leia também
Powell afirmou que o Fed tem dito que continuará suas compras de ativos no ritmo atual até que ocorra mais progresso substancial rumo às metas de máximo emprego e estabilidade de preços. Segundo ele, “mais progresso substancial” já foi atingido na inflação. Além disso, tem ocorrido “claro progresso rumo ao máximo emprego”. Nesse contexto, a posição da maioria sobre o tapering ainda neste ano era majoritária entre os dirigentes na reunião de julho, comentou Powell, citando ainda que essa também era a avaliação dele sobre o tema.
O presidente do Fed, porém, também mencionou que houve uma disseminação maior da variante delta da covid-19 nos EUA. Ele disse que o comando do Fed avaliará com cuidado os dados por vir e os riscos no quadro. “Mesmo após nossas compras de ativos terminarem, nossa carteira elevada de ativos de longo prazo continuará a apoiar condições financeiras acomodatícias”, ressaltou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos