Publicidade

Últimas notícias

Kuroda diz que inflação global crescente está entre desafios para BCs

Outro desafio enfrentado é o aumento do risco desencadeado pela invasão russa na Ucrânia, segundo Kuroda

Kuroda diz que inflação global crescente está entre desafios para BCs
Presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda 16/03/2020, Kyodo/via REUTERS

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta quarta-feira que um “salto global” da inflação está entre os principais desafios para os bancos centrais, o que provavelmente levará a diferentes respostas de política monetária de país para país.

O atual aumento da inflação é impulsionado tanto por restrições de oferta quanto por uma forte recuperação da demanda observada em alguns países após a crise induzida pela pandemia, disse Kuroda.

No Japão, a demanda reprimida das famílias e o crescimento dos salários foram modestos em comparação com os Estados Unidos e países europeus, disse ele.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Dadas essas diferenças nos efeitos de oferta e demanda, a resposta apropriada da política monetária também será diferente entre os países”, disse Kuroda em discurso durante seminário acadêmico organizado pelo banco central japonês.

“Um desafio comum para cada país é determinar a magnitude e a persistência da pressão inflacionária.”

Outro desafio enfrentado pelos bancos centrais é o aumento do risco geopolítico desencadeado pela invasão russa da Ucrânia, que elevou os preços das commodities e levou a uma inflação mais alta em todo o mundo, disse Kuroda.

As mudanças estruturais trazidas pela pandemia, como a reorganização das cadeias de suprimentos e o aumento da desigualdade de renda, também podem afetar a taxa de crescimento potencial de uma economia e “ter implicações na eficácia da política monetária e nas respostas apropriadas”, disse Kuroda.

“Os bancos centrais devem, portanto, prestar muita atenção às mudanças na estrutura econômica e seu potencial impacto nos preços e na economia real”, acrescentou.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>