Brasileiros sentem menor aumento no preço dos supermercados em agosto. (Foto: Adobe Stock)
Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), aponta que a percepção do aumento de preço dos alimentos em supermercados recuou de 76% em julho para 60% em agosto entre os brasileiros. Para 20%, os preços ficaram iguais, e para 18%, caíram (eram 8% em julho). Essa percepção se repete em todas as regiões do País.
Foram realizadas 2004 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais em 120 municípios, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro estimada da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
O levantamento mostra que a avaliação de que a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses permanece estável em 46% dos entrevistados. Para outros 30%, a situação econômica segue igual ao último ano, enquanto 22% afirmam ter havido melhora.
Apesar da avaliação ainda negativa, aumentou o otimismo em relação ao futuro. A parcela dos que acreditam que a economia vai melhorar cresceu de 35% para 40%, indicando uma expectativa mais positiva diante dos próximos meses. O porcentual dos que pensam que vai piorar foi de 43% para 40% e os que acham que vai continuar do mesmo jeito manteve-se dentro da margem de erro do instituto, de 19% para 17%.
Além do aumento de preço dos alimentos em supermercados, quando o tema é mercado de trabalho, a visão é predominantemente crítica: 55% dos brasileiros afirmam que está mais difícil conseguir emprego hoje do que há um ano, enquanto 34% acreditam que está mais fácil e 5% consideram que está igual. Esses porcentuais mantiveram-se estáveis.