Nesta semana, o Governo Federal anunciou o plano de fazer corte de impostos para reduzir o valor dos carros. A intenção do plano é que os carros populares zero quilômetro custem menos de R$ 60 mil. Com a repercussão da medida do governo, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea), Márcio Lima Leite, se pronunciou sobre o assunto.
Leite comentou que acredita que a medida do governo deverá ser efetiva e ter resultado no preço final dos veículos. No entanto, o valor dos carros vai depender das montadoras e suas políticas de preço.
“Sobre o preço, cada montadora tem sua política. Pelos números que vêm sendo apresentados, é muito possível termos preços abaixo de 60 mil. Com as reduções tributárias em discussão e o esforço em conjunto de todo setor, é bem possível que tenhamos queda nos preços”, disse ele após a reunião no Palácio do Planalto com Lula, Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (casa civil).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o presidente da Anfavea acredita que a redução dos impostos será vista nos veículos que já estão nas concessionárias, também ajudará na retomada do setor, evitando greves de trabalhadores, e ajudará na renovação dos carros nas ruas, melhorando a diminuição das emissões de gases do efeito estufa.
O governo anunciou que pretende realizar descontos no IPI e PIS/Cofins dos carros que custam até R$ 120 mil por um tempo limitado – que ainda não foi revelado. A medida vai promover desconto de 1,5% a 10,79% no valor dos carros.