A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 14, por unanimidade, reajuste médio de 3,28% nas tarifas da Enel RJ, que atende a 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os novos valores valem a partir desta quarta-feira, 15.
Os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, terão uma redução média de 4,91% nas tarifas. Já para os conectados em baixa tensão, como os residenciais, o aumento médio será de 6,18%.
Os índices foram estabelecidos no processo de revisão tarifária de 2023 da empresa, que contempla uma análise completa dos componentes das tarifas e dos parâmetros que envolvem a operação e o equilíbrio econômico da concessão. Esses processos são feitos a cada quatro ou cinco anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Após uma longa discussão, a Aneel decidiu que as áreas técnicas deverão, em 90 dias, avaliar a necessidade de reformular as regras para aprimoramento do tratamento dado às perdas não técnicas, ou seja, as decorrentes de perdas ou furtos de energia, e a inadimplências das áreas de severas restrições operacionais.
Com isso, caso haja entendimento pela revisão, os efeitos financeiros decorrentes da reformulação deverão ser considerados de forma retroativa no próximo processo tarifário da distribuidora analisado pela Aneel.
A medida foi estabelecida após uma grande discussão sobre as perdas não técnicas ao longo da reunião desta terça-feira. A empresa alegou que havia uma inadequação da proposta da Aneel sobre esse parâmetro e defendeu que a agência aplicasse um tratamento diferente de perdas para as áreas de risco.
Assim como a Light, que também teve reajuste aprovado nesta terça-feira, a empresa enfrenta dificuldades de operação e acesso em algumas áreas da sua concessão, dominadas por milícias. Segundo a distribuidora, 15% dos clientes da Enel RJ estão em área de risco, o que representa 50% de todo furto de energia da concessão.
Publicidade