Os grandes bancos preveem que uma recessão econômica está se aproximando. Mais de dois terços dos economistas de 23 grandes instituições financeiras que fazem negócios diretamente com o Federal Reserve (Fed) estão apostando que os EUA terão uma recessão em 2023. Dois outros estão prevendo uma recessão em 2024.
Leia também
As empresas, conhecidas como revendedores primários, são um conjunto de empresas comerciais e bancos de investimento que incluem empresas como Barclays PLC, Bank of America Corp., TD Securities e UBS Group AG. Eles citam uma série de “bandeiras vermelhas”: os americanos estão gastando suas economias pandêmicas, o mercado imobiliário está em declínio e os bancos estão apertando seus padrões de empréstimo.
“Esperamos uma desaceleração no crescimento do PIB global em 2023, liderada por recessões nos EUA e na zona do euro”, escreveram economistas do BNP Paribas SA nas perspectivas de 2023 do banco. O principal culpado é o Fed, disseram economistas, que vem elevando as taxas há meses para tentar desacelerar a economia e conter a inflação. Embora a inflação tenha diminuído recentemente, ela ainda está muito acima da meta desejada pelo BC americano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A maioria dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal espera que as taxas mais altas elevem o nível de desemprego de 3,7% em novembro para acima de 5% – ainda baixo para os padrões históricos, mas provavelmente resultaria na perda de empregos de milhões de americanos. A maioria também espera que a economia dos EUA se contraia em 2023.
*Fonte: Dow Jones Newswires.