O Banco da Inglaterra (BoE) divulgou, há nesta segunda-feira (17), um comunicado sobre o fim das operações de compras de Gilts, como são conhecidos os títulos emitidos pelo governo britânico. Iniciado em 28 de setembro com objetivo de acalmar os mercados financeiros, o programa terminou na última sexta-feira, conforme previsto.
Leia também
“No início da intervenção, o Banco disse que realizaria compras temporárias em qualquer escala que fosse necessária para restabelecer condições de mercado ordenadas”, afirma a nota.
Segundo o texto, o objetivo das operações era apoiar fundos que utilizam estratégias de investimentos calcadas em dívidas (LDI, na sigla em inglês) – dos quais se destacam os fundos de pensão. O instrumento também buscava aplacar a volatilidade no mercado de Gilts, mas não foi desenhado para ser permanente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Tal como pretendido, estas operações permitiram um aumento significativo da resiliência do setor”, ressalta.
O BoE acrescenta que o Programa de Garantias Expandidas Temporárias (TECRF, na sigla em inglês) seguirá até 10 de novembro e que os bancos terão outras ferramentas para acessar liquidez.