Isso inclui os idosos com idade igual ou superior a 80 anos, os contribuintes entre 60 e 79 anos, as pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave, os contribuintes cuja principal fonte de renda é proveniente do magistério, além daqueles que não têm prioridade legal, mas escolheram usar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição via Pix. E, por fim, os contribuintes que entregaram a declaração no início do prazo.
Para consultar se a sua restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote.
Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. O primeiro já aconteceu, no último dia 31 de maio, e agora o próximo será na semana que vem.
Veja as datas dos pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio (mesmo dia em que terminou o prazo para entrega da declaração);
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Vale citar que o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado na conta informada (em caso de desativação, por exemplo), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.