A Receita Federal deve anunciar quando será a liberação para as consultas ao 2˚ lote da restituição do Imposto de Renda 2023 no dia 23 de junho – uma semana antes do pagamento, que está programado para o dia 30 do mesmo mês.
Leia também
A restituição do Imposto de Renda dá preferência de pagamentos para grupos prioritários, que são os idosos, as pessoas com doenças graves, pessoas com deficiência, professores e pessoas que optaram pelo PIX para a restituição. Os demais contribuintes são pagos na sequência desta lista e seguindo o desempate pela data da entrega da declaração.
Por enquanto, a Receita não informou qual será o valor a ser pago no segundo lote e também não revelou qual é o número de contribuintes comtemplados nesta ordem de pagamento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Saiba como consultar a restituição do Imposto de Renda
O contribuinte pode verificar sobre a situação da sua restituição do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Logo depois, é só clicar em Meu Imposto de Renda e em Consultar a Restituição. Lá, você pode ver se tem pendências com a Receita ou se já está no próximo lote de pagamento da restituição.
Vale lembrar que a restituição é feita na opção selecionada pelo contribuinte no preenchimento da declaração. Caso o pagamento não seja realizado por algum motivo, o valor ficará disponível para resgate em até um ano pelo Banco do Brasil.
Confira o calendário dos lotes da restituição:
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 31 de agosto
- Quinto lote: 29 de setembro.
Publicidade