O pagamento do primeiro lote acontecerá no dia 31 de maio de 2023 e os próximos lotes serão pagos nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Veja:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Vale destacar que o pagamento da restituição do IR é feito na conta bancária que foi informada pelo contribuinte na hora do preenchimento da declaração. Quem optou pelo pagamento via PIX também terá preferência na hora de receber. Caso o depósito não seja efetuado, o contribuinte pode fazer um novo agendamento pelo site da Receita Federal.
Como saber se caí na malha fina do IR?
A Receita Federal mostra se aconteceu algum erro na sua declaração de Imposto de Renda pelo próprio site após a checagem do sistema. Basta você acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) e verificar a sua situação ao clicar em ‘Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), na aba ‘Processamento’ e no item ‘Pendências da Malha’. O erro estará apontado pela Receita e você deverá realizar a correção.
O contribuinte cai na Malha Fiscal, ou a malha fina, quando a Receita encontra discordâncias em relação aos dados que o contribuinte declarou e os que o fisco tem no sistema. O pagamento da restituição não é feito até a pendência da malha fina ser resolvida.