Nesta quarta-feira (24), a Receita Federal abriu a consulta para verificar se você está na lista de quem vai receber o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Caso o seu nome não tenha sido contemplado na primeira rodada, o calendário com as próximas datas também já foi divulgado. Confira aqui:
O pagamento do primeiro lote acontecerá no dia 31 de maio de 2023 e os próximos lotes serão pagos nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Veja:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Vale destacar que o pagamento da restituição do IR é feito na conta bancária que foi informada pelo contribuinte na hora do preenchimento da declaração. Quem optou pelo pagamento via PIX também terá preferência na hora de receber. Caso o depósito não seja efetuado, o contribuinte pode fazer um novo agendamento pelo site da Receita Federal.
Como saber se caí na malha fina do IR?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Receita Federal mostra se aconteceu algum erro na sua declaração de Imposto de Renda pelo próprio site após a checagem do sistema. Basta você acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) e verificar a sua situação ao clicar em ‘Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), na aba ‘Processamento’ e no item ‘Pendências da Malha’. O erro estará apontado pela Receita e você deverá realizar a correção.
O contribuinte cai na Malha Fiscal, ou a malha fina, quando a Receita encontra discordâncias em relação aos dados que o contribuinte declarou e os que o fisco tem no sistema. O pagamento da restituição não é feito até a pendência da malha fina ser resolvida.