A proximidade da baixa temporada no mercado de frete de grãos e o tempo seco em boa parte do Brasil podem exercer pressão sobre as ações do setor de logística, disse o Citi em relatório. O banco, porém, ainda vê a Rumo (RAIL3) (recomendação de compra) sendo negociada a um valuation (valor do ativo) atrativo, sendo preferida em relação à Hidrovias (recomendação neutra/alto risco).
Em setembro, afirmou o Citi, as tarifas médias de transporte rodoviário de grãos diminuíram, com a proximidade da baixa temporada. “O mercado de frete de grãos geralmente atinge o ponto mais baixo entre dezembro e fevereiro, mas a menor produção de soja e milho trouxe a moderação da baixa temporada mais cedo neste ano – e essa tendência pode continuar até a chegada de 2025”, disse o banco.
O Citi destacou também que o clima seco está levando os rios a níveis críticos nos sistemas do Norte e do Sul, afetando negativamente a Hidrovias provavelmente até dezembro, quando normalmente começa a temporada de chuvas. Segundo o banco, o tempo seco também aumenta os riscos de uma safra de milho mais fraca no próximo ano.
“Safras de milho mais fracas podem reduzir a demanda por transporte e aumentar os desafios nas negociações de frete, impulsionando contratos de curto prazo e aumentando a exposição à concorrência com o transporte rodoviário”, disse o banco. “Se o plantio de soja continuar atrasado nas próximas semanas, o risco de decepção nas tarifas da Rumo e Hidrovias pode aumentar.”