Últimas notícias

Novo streaming gratuito chega ao Brasil e promete ser melhor do que Netflix

Mesmo com a Runtime, ainda é difícil desapegar dos streamings? Veja dicas de como economizar e fechar a conta do mês

Novo streaming gratuito chega ao Brasil e promete ser melhor do que Netflix
A partir de agora, os brasileiros passam a contar com uma nova plataforma de streaming, o Runtime. Foto: divulgação

Parecida com a Netflix (NFLX34) e com a Amazon (AMZO34), já está funcionando no Brasil uma nova plataforma de streaming que inova por ser 100% gratuita! Além de distribuir séries e filmes, a Runtime se diferencia por apostar em notícias em tempo real no mesmo canal. Para isso, fechou parceria com a Record News.

O objetivo do negócio, segundo o CEO da plataforma, Arman Oner, é deixar de ser um hub exclusivamente de séries e filmes para atender também uma parcela dos usuários interessando no consumo de informações.

“A nossa grande aposta neste ano é distribuir serviços de comunicação, não apenas no Brasil, mas em outros países. Ao longo do ano vamos adicionar mais marcas na plataforma da Runtime. No México, por exemplo, temos canais da TV Azteca e adicionamos conteúdos de língua espanhola em parcerias com outras companhias”, diz Armand Oner.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Seremos agressivos na expansão de outras frentes de negócio que ainda não temos. Somos conhecidos como uma plataforma de filmes e séries de televisão, mas queremos ampliar nossas opções de canais de comunicação e estamos negociando com outras emissoras”, acrescenta JP Correia, executivo da Runtime.

Runtime no Brasil

A Runtime está no Brasil há pouco mais de 1 ano e conta com cerca de 8 milhões de usuários no mundo, sendo que quase 40% desse público é composto por brasileiros.

Como a plataforma é gratuita, um fator que pode ser questionado é a maneira como ela recebe dinheiro, ou seja, como monetiza seus conteúdos. A resposta para essa pergunta, de acordo com o Painel S.A, é que isso acontece através de anúncios inseridos ao longo da programação. Eles são exibidos em momentos específicos no player, totalizando 8 minutos de publicidade ao longo de 1 hora da transmissão na plataforma.

A publicidade programática para TVs conectadas (CTV), como é o modelo adotado pela Runtime, é feita através de um leilão em tempo real, o chamado real time bidding, onde as companhias utilizam robôs para analisar dados demográficos, interesses e hábitos dos usuários para otimizar as campanhas. Dessa forma, a experiência do consumidor se torna mais exclusiva.

Vale citar que, além dos aplicativos de celular, a Runtime também fechou contratos com a Samsung e a Roku para viabilizar a plataforma em smart TVs e ampliar o número de usuários. Ficou interessado, mas não vai conseguir desapegar das plataformas pagas, como a Netflix?

Publicidade

Confira abaixo dicas para economizar com streamings

Ana Gabriela Graças, educadora financeira da Neon, chama atenção para a organização financeira da renda mensal. Ela sugere dois métodos de organização: potes ou 50, 30 e 20. As duas opções são formas de colocar no papel os valores destinados para diferentes áreas de gastos.

Conheça o método dos potes

A especialista do Neon sugere uma das formas para divisão dos gastos mensais por meio de seis categorias: despesas essenciais (55%), reserva de emergência (10%), educação (10%), investimento de longo prazo (10%), entretenimento (10%) e presentes ou doação (5%).

Dessa forma, os gastos com as assinaturas devem encaixar nos 10% da renda mensal destinada ao entretenimento, juntamente com outros outras atividades como cinema, shows e eventos.

Conheça o plano 50, 30, 20

De uma forma mais ampla, o outro método apontado por Graça é dividido em gastos essenciais (50%), não-essenciais/supérfluos (30%) e dívidas/investimentos (30%).

Nesse caso, os gastos com serviços de entretenimento entram junto aos produtos e serviços que não são totalmente necessários. Graça sugere situações como a compra de roupas novas, jantar em restaurantes, ida ao cinema ou viagem.

Ana ainda sintetiza outros 5 fatores que podem fazer essa economia ser maior ainda, quando o assunto são as assinaturas de streaming , confira:

  • Colocar na ponta do lápis;
  • Pensar nos hábitos de consumo;
  • Envolver todas as pessoas da casa na decisão, incluindo crianças;
  • Ter controle financeiro;
  • Poupar dinheiro.

Publicidade