O que este conteúdo fez por você?
- O país deveria ter feito o pagamento de 649 milhões de dólares no dia 4 de abril a detentores de dois de seus títulos soberanos, mas o Tesouro dos EUA bloqueou a transferência
A Rússia tomará medidas legais se o Ocidente tentar forçá-la a dar calote de sua dívida soberana, disse nesta segunda-feira o ministro das Finanças, Anton Siluanov, ao jornal pró-Kremlin Izvestia, endurecendo o tom de Moscou em seu embate financeiro contra os Estados Unidos e seus aliados.
Leia também
A Rússia enfrenta a possibilidade de dar seu primeiro calote da dívida soberana externa em mais de um século, depois que fez acordos para realizar o pagamento de um título denominado em dólares com rublos na semana passada.
O país deveria ter feito o pagamento de 649 milhões de dólares no dia 4 de abril a detentores de dois de seus títulos soberanos, mas o Tesouro dos EUA bloqueou a transferência, impedindo a Rússia de usar reservas congeladas em moeda estrangeira para pagar sua dívida.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“É claro que vamos processar, porque tomamos todas as medidas necessárias para garantir que os investidores recebam seus pagamentos”, disse Siluanov em entrevista ao jornal.
“Vamos apresentar ao tribunal nossas contas confirmando nossos esforços para pagar tanto em moeda estrangeira quanto em rublos. Não será um processo fácil. Teremos que provar muito ativamente nosso lado, apesar de todas as dificuldades.”