Últimas notícias

Rússia envia em rublos pagamentos de cupons de eurobônus em dólares

O presidente Putin assinou decreto estabelecendo procedimentos temporários para pagar a dívida externa

Rússia envia em rublos pagamentos de cupons de eurobônus em dólares
Moeda de rublo 07/04/2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

O Ministério das Finanças russo disse nesta quinta-feira ter cumprido suas obrigações em duas emissões de eurobônus denominados em dólares “na íntegra” ao enviar 12,51 bilhões de rublos (234,5 milhões de dólares) em pagamentos de cupons para o Depositário Nacional de Liquidação (NSD, na sigla em inglês).

O ministério disse que os pagamentos foram feitos sobre eurobônus com vencimento em 2027 e 2047.

“Assim, as obrigações de serviço dos títulos estatais da Federação Russa foram cumpridas integralmente pelo Ministério das Finanças”, disse o ministério em comunicado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente Vladimir Putin assinou na quarta-feira um decreto para estabelecer procedimentos temporários destinados a cumprir as obrigações da dívida externa da Rússia enquanto o país se encontra à beira da inadimplência.

O ministério disse que estava fazendo a transição para o procedimento estabelecido pelo decreto de Putin, pelo qual os fundos serão desembolsados em rublos para o NSD antes de serem distribuídos aos detentores de títulos em etapas, dependendo da quantidade de burocracia devido às sanções aplicáveis a cada investidor.

Os detentores de eurobônus cujos direitos de propriedade estão contidos no sistema financeiro russo serão pagos em rublos, enquanto as carteiras dos investidores para os quais os fundos não podem ser transferidos devido às sanções impostas a Moscou serão creditadas em uma conta especial em rublos no NSD.

“A fim de assegurar o estrito cumprimento das obrigações em eurobônus assumidas pela Federação Russa, os fundos desta conta serão indexados à taxa de câmbio atual do mercado da moeda nominal até o momento dos acordos reais com os detentores”, disse o ministério.

Os investidores precisarão abrir uma conta em rublos para receber esses fundos, disse o ministério

Publicidade