

A Rússia inicia nesta terça-feira (15) os testes com o rublo digital, de acordo com informações divulgadas pelo Banco da Rússia (BoR). Um comunicado da entidade indica que o piloto envolverá a participação de 13 bancos e um grupo restrito de seus clientes.
Para a primeira vice-governadora do Banco da Rússia, Olga Skorobogatova, a implementação facilita a análise da funcionalidade da plataforma de rublo digital em um contexto industrial, o aperfeiçoamento de procedimentos essenciais em colaboração com os clientes, possíveis ajustes de processos e a garantia de uma experiência do cliente amigável e compreensível.
A vice-governadora também pontuou que o governo russo tem o intuito de utilizar o rublo digital de forma generalizada, dependendo dos resultados dos testes. Espera-se que a partir de 2025 cidadãos e empresas possam usar ativamente a moeda digital.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A primeira fase do programa se concentrará no aperfeiçoamento de processos fundamentais, incluindo o estabelecimento e financiamento de contas de rublo digital (carteiras digitais), transações de rublo digital entre indivíduos, pagamentos automatizados simples e a utilização de um código QR para transações envolvendo compras e serviços.
Os participantes da iniciativa piloto poderão usar rublos digitais para pagamentos em 30 estabelecimentos de varejo em 11 cidades na Rússia. Também espera-se ampliar o grupo de participantes do teste até o final de 2023.
Em 2024 será testado o pagamento com o uso de um código QR dinâmico e transferências entre pessoas jurídicas, além da ampliação de pagamentos automatizados.
O piloto tinha sido adiado porque a legislação estava em estágios iniciais na Câmara Baixa da Assembleia Federal. No entanto, a iniciativa avançou após o presidente Vladimir Putin promulgar a legislação do rublo digital em 24 de julho.
Publicidade