Últimas notícias

Banco Safra diz quais empresas têm cenário positivo à frente; veja lista

O banco avaliou positivamente as principais empresas de transporte e do setor industrial na última semana

Banco Safra diz quais empresas têm cenário positivo à frente; veja lista
Fachada do Banco Safra. Foto: Reuters

O Banco Safra se encontrou, na última semana, com as principais empresas de transporte e do setor industrial e avaliou positivamente a maioria delas, destacando os seguintes pontos:

Concessões: Tanto CCR (CCRO3) quando Ecorodovias (ECOR3) destacaram, segundo o banco, que seu portfólio de concessões é robusto e que estão estudando os próximos leilões federais da BR-381 e da BR-040, além do leilão do litoral paulista, no Estado de São Paulo. “Os executivos também enfatizaram que esperam um ambiente competitivo mais ameno, dado o baixo número de players capitalizados no Brasil”, escrevem Luiz Peçanha, Luiza Mussi e Arthur Godoy em relatório. Ambas as empresas têm recomendação Outperform (equivalente a compra).

Aluguel de veículos: O banco cita que, para o setor de aluguel de veículos pesados, como Vamos (VAMO3) e Armac (ARML3), o destaque foi a continuidade da alta demanda por parte de diversos setores da economia. Para o setor de aluguel de veículos leves, como Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3), “os executivos reforçaram a boa expectativa por operações de aluguel de frotas (GTF), com o forte crescimento ainda impulsionado pelo mercado pouco penetrado, enquanto os resultados do rent-a-car (RAC) deverão melhorar gradualmente apoiados pelo cenário macroeconômico mais favorável”. Com exceção de Armac, que não é coberta, todas as demais companhias têm recomendação Outperform.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Logística: o Grupo Simpar (SIMH3) reforçou a visão otimista para o futuro das operações envolvendo Automob, CSInfra, Vamos e JSL (JSLG3), segundo o Safra. Os analistas voltam a citar Vamos e dizem que, após superar alguns desafios de curto prazo, os resultados devem melhorar gradativamente a partir do terceiro trimestre de 2023. Simpar e JSL contam, as duas, com recomendação Outperform.

Indústria: em relação à indústria, fusões e aquisições (M&A) devem abrir novas frentes, disseram, após a Weg (WEGE3) detalhar os benefícios da aquisição dos negócios de motores elétricos e geradores da Regal Rexnord, citando “verticalização dos negócios e da expansão de produtos e mercados”. Já Randon (RAPT4) explicou como a performance superior da Fras-le, impulsionada pela estratégia de M&A, foi ofuscada pelo desempenho mais fraco de suas verticais de negócios de reboques e autopeças devido à queda nas vendas de caminhões no Brasil este ano. O banco tem recomendação neutra para Weg e Outperform para Randon e Frasle (FRAS3).

Dentro do setor, Tupy (TUPY3) destacou a dinâmica de margem mista, GPS (GGPS3) detalhou os ganhos de sinergias com as empresas recentemente adquiridas e Embraer (EMBR3) “demonstrou um otimismo moderado ao mostrar as diversas tendências de crescimento que apoiariam seu desempenho futuro de crescimento nos principais mercados em que opera”, disse o Safra. Nenhuma das três companhias é coberta pelo banco.