Últimas notícias

Santander (SANB11) inicia cobertura de Caixa Seguridade (CXSE3); confira a recomendação

Analistas do banco acreditam em "fortes perspectivas de lucros para a Caixa Seguridade"

Santander (SANB11) inicia cobertura de Caixa Seguridade (CXSE3); confira a recomendação
Agência do Santander. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

O Santander (SANB11) iniciou cobertura de Caixa Seguridade (CXSE3) com recomendação outperform (equivalente a compra) e preço-alvo de R$ 18,00 por ação, o que implica em um potencial de valorização de 22% sobre o fechamento de terça-feira, 27, e um rendimento de dividendos para 2024 de 8%. A Caixa Seguridade também passa a ser top pick do banco no ramo de seguros, devido a uma perspectiva de balanço mais positiva do que pares.

“Nossa visão construtiva para a Caixa Seguridade é apoiada pela exposição da empresa ao segmento de seguros pouco penetrado no Brasil (ela tem maior participação de mercado em setores menos voláteis) e sua capacidade de alavancar a rede de distribuição de um dos maiores bancos do Brasil, a Caixa Econômica Federal. Acreditamos que esses elementos reforçam nossas fortes perspectivas de lucros para a Caixa Seguridade”, afirmam os analistas Henrique Navarro, Arnon Shirazi, e Anahy Rios, em relatório enviado a clientes.

Os três também mencionam que a Caixa Seguridade tem um dos maiores rendimentos de dividendos em 2024 no universo de cobertura do Santander, de 8%, já que a empresa se beneficia de baixas necessidades de capital, o que lhe permite ter um índice de payout de cerca de 90%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Santander destaca que a Caixa Seguridade está sendo negociada com um prêmio de 35% em relação à BB Seguridade, o par mais próximo, mas que isso é justificado por três fatores: enquanto BB Seguridade está mais exposta ao agronegócio – segmento cujos lucros atingiram o pico em 2023 -, a Caixa Seguridade está mais exposta a hipotecas, que deve oferecer mais oportunidades de crescimento no futuro; as perspectivas de crescimento dos lucros da Caixa Seguridade parecem mais favoráveis que as da BB Seguridade; e o contrato com a controlada Caixa Econômica Federal expira só em 2050 e pode ser renovado por até 35 anos, enquanto o contrato da BB Seguridade com o Banco do Brasil expira bem antes, em janeiro de 2032.

Navarro, Shirazi e Rios avaliam, assim, que a tendência é de que o prêmio da Caixa Seguridade em relação à BB Seguridade aumente ainda mais com o passar do tempo, pautado nesses três fatores.

O Santander estima ainda que a Caixa Seguridade pode vir a obter liquidez extra ao entrar no índice MSCI Brasil, a partir de março. “Consideramos que isto é um marco significativo, uma vez que a entrada no índice aumenta a visibilidade da empresa e o apelo aos investidores globais, conduzindo potencialmente a um aumento da liquidez”, pontuam os analistas.