O que este conteúdo fez por você?
- A Serasa anunciou a versão 3.0 do score de crédito
- O novo modelo permite que os brasileiros compartilhem seus dados de contas bancárias
- A atualização não exige o pagamento de qualquer tarifa e, até o momento, são seis instituições financeiras disponíveis para a conexão bancária
A Serasa anunciou nesta segunda-feira (14) a versão 3.0 do score de crédito, pontuação que reflete o quanto um consumidor é um bom pagador. O novo modelo promete garantir maior personalização à nota, permitindo que os brasileiros compartilhem seus dados de contas bancárias.
Leia também
A opção está liberada a todos os consumidores com cadastro na plataforma, mas não é obrigatória. A atualização não exige o pagamento de qualquer tarifa e, até o momento, as instituições financeiras disponíveis para a conexão bancária são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. Mas a empresa reforçou que pretende ampliar o número de parceiros nos próximos meses.
Ao compartilhar os dados, o usuário possibilita uma análise mais fidedigna da sua vida financeira, o que inclui a verificação de extrato da conta corrente, salário, investimentos, limite do cartão e o histórico de cheque especial. Essas informações são valiosas principalmente para quem está iniciando a jornada financeira, como os jovens, ou para aqueles que são ótimos pagadores, mas usam pouco crédito, a exemplo de quem opta por dinheiro em espécie no consumo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O Score é construído a partir de informações emitidas pelo mercado sobre determinada pessoa. Se o consumidor está iniciando sua vida financeira ou não tem histórico de crédito, a pontuação pode não refletir exatamente sua realidade. Ao possibilitar a conexão bancária, permitimos que o brasileiro forneça diretamente informações que podem melhorar sua pontuação e facilitar o acesso a crédito“, explica Amanda Castro, gerente do Serasa Score.
Todos os dados concedidos a partir da conexão estarão protegidos pelas medidas de proteção e segurança de informação da Serasa, afirmou a empresa. A plataforma também reforçou que a funcionalidade não permite qualquer tipo de operação financeira nas contas bancárias conectadas.
Como fazer a conexão bancária?
Para permitir a conexão, o usuário deve acessar o site da Serasa, digitar o CPF e preencher um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, o consumidor deve escolher a opção “Conectar seus dados bancários”, conferir as instituições disponíveis e escolher a conta desejada para compartilhar os dados. É possível conectar quantas instituições quiser entre as opções disponibilizadas até o momento.
O último passo consiste em inserir as informações solicitadas para a conexão, preenchendo a agência, a conta com dígito e a mesma senha do aplicativo do banco. Após completar e ler os termos de consentimento, o usuário deve clicar em “Conectar”.