O que este conteúdo fez por você?
- O 5G nas 27 capitais deve alcançar 24% da população brasileira
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que mais cinco capitais da Região Norte – Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco – terão a faixa de internet de quinta geração (5G) liberada para a entrada em operação a partir do dia 6 de outubro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) em Brasília, pelo conselheiro Moisés Queiroz Moreira, do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Leia também
A previsão inicial era que o serviço fosse disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho deste ano, enquanto as demais cidades do País teriam ativação gradual do 5G até 2029. Segundo o coordenador do Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro, as operadoras instalaram até o momento “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital do 5G. Gomes ainda ressalta que o compromisso mínimo era de 2.528 estações para as três operadoras (Vivo, Tim e Claro), mas 5.275 foram instaladas até o momento.
O serviço disponibilizado nas 27 capitais deve alcançar 24% da população brasileira e tem um potencial de chegar a 50 milhões de brasileiros. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
*Com informações da Agência Brasil