Últimas notícias

5G chega a Belém e a outras 4 capitais da Região Norte

Lista para receber a tecnologia inclui Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco

5G chega a Belém e a outras 4 capitais da Região Norte
Foto: Envato Elements
  • O 5G nas 27 capitais deve alcançar 24% da população brasileira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que mais cinco capitais da Região Norte – Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco – terão a faixa de internet de quinta geração (5G) liberada para a entrada em operação a partir do dia 6 de outubro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) em Brasília, pelo conselheiro Moisés Queiroz Moreira, do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

A previsão inicial era que o serviço fosse disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho deste ano, enquanto as demais cidades do País teriam ativação gradual do 5G até 2029. Segundo o coordenador do Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro, as operadoras instalaram até o momento “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital do 5G. Gomes ainda ressalta que o compromisso mínimo era de 2.528 estações para as três operadoras (Vivo, Tim e Claro), mas 5.275 foram instaladas até o momento.

O serviço disponibilizado nas 27 capitais deve alcançar 24% da população brasileira e tem um potencial de chegar a 50 milhões de brasileiros. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

*Com informações da Agência Brasil

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos